"Foi uma vitória espetacular", comemora presidenta da UNE

“Foi uma vitória espetacular, porque bate de frente com o que há de pior neste Congresso Nacional, que é a bancada da bala. A partir de agora é só avanço e o recado está dado: se houver retrocesso, estaremos aqui ocupando o Congresso Nacional!”, avisou a presidenta da União da Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, em vídeo após votação da PEC 171.

Por Joanne Mota 

Carina Vitral - Foto: Portal da UNE

Carina Vitral ainda agradeceu a mobilização, o apoio e a resistência da UJS, da Ubes, da campanha Amanhecer Contra a Redução, da ANPG, do Conjunve, da Conanda, dos movimentos sociais e dos partidos que votaram contra a PEC.

Ao longo de dois dias de vigília, mais de cinco mil jovens ocuparam Brasília. Cor e muita alegria marcaram a unidade da juventude vinda de todos os estados do Brasil. Os estudantes comemoraram a vitória com festa no gramado da Esplanada dos Ministérios, com direito à mergulho no espelho d’água.

Com o resultado, a Câmara dos Deputados agora votará o texto original.

Força da juventude

Em publicação no seu perfil na rede social Facebook, o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Renan Alencar, comemorou a vitória e destacou que "o dia de hoje foi lindo! Parabéns a juventude brasileira, que construiu diversos atos pelo Brasil. Todos eles foram decisivos para a vitória de hoje. Precisamos nos manter vigilantes e mobilizados. Hoje Cunha e os seus aliados seguramente não dormirão. Tentarão fazer como na Reforma Política! Hoje é dia de comemorar, amanhã é mobilizar!".

O presidente da UJS lembra queo  apoio da presidenta Dilma Rousseff, bem como das bancadas do PCdoB, PT, PDT, PSB, PSOL e PROS, foram decisivos.

Foto: Portal da UNE

Festa da juventude brasileira na frente do Congresso Nacional, para celebrar a não aprovação da redução da maioridade penal. 

Na mesma linha, o secretário de Juventude do PCdoB, André Tokarski, também comemorou a vitória. "Derrotada a tentativa medieval de reduzir a maioridade penal. Vitória histórica da juventude e da democracia no Brasil. O placar foi apertadíssimo, mostra o tamanho das forças conservadoras na Câmara, mas, com luta, unidade e amplitude, com toda a esquerda e conquistando o centro, mostrou-se que é possível frear essa onda reacionária".