China investe em programas ambientais

A qualidade do ar em Pequim foi considerada boa em 88 dias do primeiro semestre deste ano. De acordo com a imprensa oficial, houve "melhoria significativa" do ambiente na cidade, considerada uma das capitais mais poluídas do mundo.

China - Xinhua

A densidade de partículas PM2.5, as mais suscetíveis de se infiltrar nos pulmões e danificar o sistema respiratório, baixou 15,2% em relação ao mesmo período de 2014, para 77,7 microgramas por metro cúbico, informou o Gabinete Municipal de Proteção Ambiental.

O valor ainda é superior ao limite de 35 microgramas recomendado pelo governo chinês, mas muito aquém dos mais de 800 microgramas registrados em janeiro de 2013.

A densidade de partículas de dióxido de sulfúrio e de nitrogénio na atmosfera também diminuiu 41,3% e 14,5%, respectivamente. Comparando com o primeiro semestre do ano passado, houve mais nove dias com boa qualidade do ar, anunciou a imprensa.

Em relação ao primeiro semestre do ano passado, houve mais nove dias com boa qualidade do ar. Sede de um município com cerca de 21,5 milhões de habitantes e uma área equivalente à metade da Bélgica, Pequim faz fronteira com a província de Hebei, uma das mais poluídas da China, com indústrias pesadas.

No ano passado, o consumo de carvão em Pequim caiu 2,8 toneladas e, em março passado, duas centrais a carvão da cidade foram fechadas.

Mais de 300 fábricas poluentes deverão seguir o mesmo caminho até o fim do ano e cerca de 200 mil veículos sairão de circulação, disse a agência oficial de notícias chinesa.

Novos investimentos

O governo central chinês disponibilizará cerca de 2,8 bilhões de iuanes para o tratamento e a prevenção da poluição por metais pesados, revelou o Ministério de Proteção Ambiental da China. O dinheiro será liberado para 30 cidades chinesas.

Os dados oficiais mostram que cerca de um quinto da terra cultivável na China sofre de poluição. As autoridades chinesas estão elaborando um plano geral de resposta à situação. Os governos locais que receberão a verba devem definir, conforme a ordem do governo central, programas detalhados para a execução dos trabalhos relativos, contendo datas limites e distribuições das tarefas.