Cebrapaz realiza debate sobre os diálogos de paz da Colômbia

O núcleo de São Paulo do Cebrapaz está organizando o debate "Paz da Colômbia, Paz da América Latina", inspirado pela fala do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, durante o 2º Fórum pela Paz da Colômbia – realizado em junho, em Montevidéu.

Paz na Colômbia - politicaexterior.com

O debate traz Pietro Alarcón (Partido Comunista Colombiano), Juan Pablo Tapiro (Marcha Patriótica), e Socorro Gomes (presidenta do Cebrapaz). O convite é estendido a todos os interessados neste debate sobre a importância dos diálogos de paz entre a insurgência e o governo – conduzidos desde 2012 – para a Colômbia e para a América Latina, assim como os reflexos de mais de 50 décadas de conflito armado para todo o continente.

A capital uruguaia recebeu entre 5 e 7 de junho o 2º Fórum pela Paz da Colômbia, com 120 organizações latino-americanas. Montevidéu, declarada a capital da paz na América Latina, também sediou o 1º Fórum Parlamentar sobre o tema, reafirmando o respaldo ao processo colombiano. O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica participou do encerramento, enfatizando que “a paz da Colômbia é a paz de todo o continente”.

A Marcha Patriótica – movimento colombiano organizado em torno da reivindicação por uma paz duradoura, com verdade e justiça social – e o Partido Comunista Colombiano estiveram empenhados na articulação dos movimentos sociais pela realização do 2º Fórum nos diferentes países, realizando debates que visaram contribuir com o caminho de paz, por uma América Latina soberana e livre do militarismo. Após o Fórum, o Cebrapaz traz representantes da organização e da sociedade colombiana para o debate em São Paulo.

O evento ocorre no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé que fica na Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar, na região central da capital paulista e está marcado para ter início às 17h30.