Farc anuncia cessar-fogo unilateral

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram, nesta quarta-feira (8), um cessar-fogo unilateral a partir de 20 de julho.

Porta voz das Farc em Havana - EFE

"Viemos a Cuba para alcançar um acordo de paz, para pôr fim a uma guerra que ultrapassa meio século. Nada pode nos agradar mais que acabar definitivamente com a guerra, a violência, a geração de novas vítimas e o sofrimento do povo colombiano em consequência do conflito", destacou Iván Márquez, chefe da delegação insurgente.

Acrescentou que a guerrilha faz seu o apelo realizado em Havana pelos países garantidores e acompanhantes dos diálogos de paz.

“Nos congratulamos da expressa solicitação às partes pedindo o fim urgente do conflito armado, restrição ao máximo das ações de todo tipo que causem vítimas e sofrimento, e intensificação da implementação de medidas de construção de confiança, incluindo a adoção de um acordo de cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo, e outro sobre os direitos das vítimas”.

De acordo com as Farc, busca-se com este cessar das hostilidades gerar condições favoráveis para avançar com a contraparte na concretização do cessar-fogo bilateral e definitivo.

Além disso, solicitaram a cooperação como supervisores desta determinação, à Frente Ampla pela Paz, às igrejas e o movimento constituinte pela paz.