Dilma reúne presidentes e líderes de partidos aliados

A presidenta Dilma Rousseff realizou reunião com o conselho político nesta segunda-feira (6) no Palácio da Alvorada, em que participaram do encontro os presidentes de seis partidos aliados, entre os quais Luciana Santos, presidente do PCdoB, os líderes dos partidos da base na Câmara e no Senado, além do vice-presidente Michel Temer e do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Conselho Político

Na reunião foram apresentadas as justificativas que serão dadas ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo em 2014. Os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, fizeram a apresentação.

“Ficou claro que há muito embasamento técnico e jurídico e estamos seguros de que o TCU vai aceitar as explicações. Não há nenhuma razão para as contas serem rejeitadas. Essas explicações serão apresentadas no dia 21 [de julho] ao TCU”, afirmou o presidente do PT, Rui Falcão.

No dia 17 de junho, o TCU adiou por 30 dias o julgamento das contas de 2014 do governo federal, sendo este o prazo para a apresentação da defesa do governo.

Segundo Falcão, os presidentes dos partidos aliados vão se reunir com o vice-presidente Michel Temer nesta terça (7) para manifestar apoio ao governo da presidenta Dilma e em rechaço as manobras golpistas.

“Estaremos no gabinete do vice-presidente Temer para ver o conteúdo de uma nota e os partidos que vão subscrevê-la”, disse Falcão.

Conselho da República

Fontes do governo informam que o governo deverá convocar o Conselho da República, um órgão superior de consulta da Presidência da República, prevista na Constituição para auxiliar o presidente em momentos de crise. De acordo com a lei, o conselho é composto por 14 membros, sendo vice-Presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, o líder da maioria e de minoria da Câmara e do Senado, o ministro da Justiça, além de seis 6 cidadãos brasileiros natos (sendo 2 nomeados pela presidenta Dilma, 2 indicados pelo Senado e 2 eleitos pela Câmara).