Rússia se prepara para receber cúpulas do Brics e da OCX 

A Rússia acolhe, nesta terça-feira (7), ministros de Finanças e de Economia do grupo Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) previamente à cúpula dessa entidade e da Organização de Cooperação de Xangaii (OCX).

Brics - Roberto Stuckert Filho/PR

O foro tem lugar em Moscou com participação também dos presidentes dos bancos centrais do Brics, cujos líderes se reunirão nos dias 8 e 9 deste mês, enquanto a do OCX acontece nos dias 9 e 10 próximos.

Durante a reunião de cúpula da OCX (Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão), o presidente russo, Vladimir Putin, se reunirá bilateralmente com 11 chefes de Estado, incluído o presidente iraniano, Hassan Rouhani.

O conselheiro de política exterior do executivo, Yuri Uchakov, adiantou que nas conversas de Putin e Rouhani se analisará o diferendo em torno do programa nuclear iraniano, a luta antiterrorista, a crise na Grécia e o conflito na Ucrânia.

A OCX prevê abrir o processo para o ingresso nessa organização da Índia e do Paquistão.

O conselho de chefes de Estado da OCX prevê abordar o reforço do papel dessa organização na área internacional e a ratificação de documentos como o da Estratégia de Desenvolvimento até 2025.

Para o encontro do Brics, se debaterão temas da cooperação política e de direção global, as garantias para o desenvolvimento sustentável, a ampliação da cooperação no marco dessa entidade e as perspectivas do banco do grupo, entre outras questões.

Além disso, estão previstas sessões de ambas as cimeiras para encontros com participação conjunta de membros do Brics, da OCX e da União Econômica Euroasiática, bem como reuniões com o Conselho de Negócios do grupo das cinco economias emergentes.