Ex-ministro da CGU critica financiamento privado de campanha

O ex-ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), disse, nesta terça-feira (7), em depoimento à CPI da Petrobras da Câmara dos Deputados, ser “totalmente contrário” ao financiamento privado de campanha. Segundo ele, o financiamento de empresas a campanhas eleitorais está na origem da maioria dos casos de corrupção. 

Ex-ministro da CGU critica financiamento privado de campanha - Agência Câmara

“Se tiver financiamento privado, que seja limitado a pessoas físicas, com teto baixo. Ou financiamento público exclusivo. Não é uma panacéia e não é uma medida isolada que resolve, mas vai facilitar a investigação da corrupção”, disse o ex-ministro, ao responder pergunta do deputado Ivan Valente (Psol-SP).

Segundo Hage, existe uma dificuldade grande em identificar financiamento privado dentro e fora da lei. “Mas e a origem dos recursos? Como é que se vai saber de onde vem o dinheiro”, perguntou.

O ex-ministro foi convocado pela CPI para explicar as investigações da CGU sobre as suspeitas de pagamento de propina a funcionários da Petrobras pela empresa holandesa SBM Offshore – conforme denúncia do advogado inglês Jonathan Taylor.