Bancada Comunista da ALMG se reúne com secretária de Educação 

Os deputados Ricardo Faria, Celinho do Sinttrocel e Geraldo Pimenta, do PCdoB de Minas Gerais, participaram da primeira rodada de encontros entre o bloco de apoio ao Governo com o secretariado do Governador Fernando Pimentel, na última terça-feira (07/07). A secretária de Educação Macaé Evaristo abriu os encontros que acontecerão com cada um dos titulares das pastas do Governo, às terças-feiras.  

Macaé Evaristo, secretária de Educação de MGNo encontro com os parlamentares Macaé Evaristo traçou um rápido diagnóstico da educação em Minas e apontou diretrizes para a área dando ênfase à melhoria da qualidade de ensino e das condições físicas e materiais das unidades em todo o Estado. A conversa com os parlamentares se deu em torno de assuntos como o quadro de pessoal, infraestrutura e qualidade do ensino.

O deputado estadual Celinho do Sinttrocel destacou a importância desse momento: "Esses encontros permitem preparar os deputados para responder em suas bases demandas junto ao Executivo". Para o deputado Ricardo Farias trata-se de "um momento de diálogo muito importante entre o Executivo e o Legislativo". O deputado Geraldo Pimenta vê nessa iniciativa a abertura de mais um canal de comunicação entre os dois poderes: "a presença periódica dos Secretários na Casa cria uma rotina de melhores relações entre ambos".

Os desafios da Educação em Minas
Durante o encontro, a secretária Macaé Evaristo apontou várias situações críticas encontradas num primeiro diagnóstico feito pela pasta. O levantamento aponta que nos últimos cinco anos o desempenho dos alunos do ensino fundamental encontra-se estagnado. Durante esse período mudaram os alunos, mas a nota de avaliação continuou a mesma.

Evaristo apontou uma solução para mais de 26 mil educadores afastados e que aguardam aposentadoria. Alguns desde 2004 (onze anos). Essas pessoas, uma vez aposentadas, darão lugar a nomeações. A orientação às superintendências de ensino é de que reservem 10% do número de vagas de servidores afastados para um possível retorno e que as demais sejam liberadas para nomeação de novos docentes. Um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria de Educação e de Planejamento e Gestão realiza um trabalho para indicar concursos, nomeações e processar aposentadorias requeridas há anos.

A situação dos prédios onde funcionam as mais de 2 mil escolas estaduais não são boas e algumas estão estado precário: "Encontramos mais de mil termos de compromisso assinados pelo governo anterior (300 só em dezembro do ano passado) sem que fossem destinados recursos. Pedimos aos superintendentes que encaminhem avaliações técnicas de prioridade. Já listamos algumas prioridades de obras como sistema elétrico, hidráulico, telhados, e cantinas", concluiu Macaé Evaristo.

Excepcionalmente, nesta quinta-feira (08/07), acontece a segunda rodada do encontro, em que os deputados receberão o secretário de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos.