Mais de 150 mil imigrantes chegaram à Europa desde o início do ano

Mais de 150 mil imigrantes chegaram à Europa por meio do Mediterrâneo desde o início do ano e quase 2 mil morreram durante a perigosa travessia, informou, nesta sexta-feira (10) a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Imigrantes africanos chegando à Europa - AP Photo/EFE/Manuel Lerida

Os números divulgados pela OIM surgem no momento em que as Nações Unidas exigem “uma resposta coletiva e consequente da Europa” perante o drama dos imigrantes.

Entre os destinos mais frequentes, está na Grécia, (sobretudo as muitas ilhas do país), que, desde janeiro, já acolheu cerca de 77 mil pessoas, mais do que durante todo o ano de 2014.

“Em média, mil pessoas desembarcam diariamente nas ilhas gregas, na maioria fugindo da guerra na Síria”, disse William Spindler, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

A Itália, até agora destino da maioria dos barcos superlotados de imigrantes, recebeu 75 mil pessoas desde o início do ano.

“A Grécia tem necessidade de ajuda urgente e esperamos que a Europa intervenha”, apelou William Spindler, acrescentando que Macedônia e Sérvia são as etapas seguintes desses imigrantes, que procuram chegar aos países do Norte da Europa.