Parlamentares cubanos se solidarizam com o governo do Equador

Os integrantes da Comissão de Relações Internacionais do Parlamento cubano expressaram sua mais firme solidariedade com a Assembleia Nacional do Equador e o governo de Rafael Correa frente as tentativas desestabilizadores de grupos oligárquicos.

Rafael Correa

"Equador, como outras nações soberanas e independentes de América Latina, sofre nestes tempos as consequências da ofensiva global desatada pelo imperialismo contra os governos progressistas da região", indica a declaração, aprovada por unanimidade e lida pelo legislador José Rubiera.

Aponta que essas ações constituem uma estratégia elaborada para desestabilizar e derrocar processos democráticos que têm como objetivo central favorecer aos povos da região de todas as formas possíveis.

O texto recorda que muitos se beneficiaram com as transformações políticas, econômicas e sociais implementadas nos últimos oito anos pela Revolução cidadã.

Denuncia que os grupos oligárquicos desse país tratam de levar a cabo, uma vez mais, um golpe de estado, mentem, criam confusão, promovem a violência nas ruas e para isso utilizam os meios de comunicação que lhes fazem o jogo.

"A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) expressa a mais firme solidariedade com a Assembleia Nacional do Equador e com seu governo eleito democraticamente, que encabeça o presidente Rafael Correa", precisa o texto, que será submetido a consideração do plenário do Parlamento cubano.

Refere que como se expressa na declaração do Governo cubano, chamamos que se respeite o ordenamento jurídico do Equador e se recuse energicamente qualquer ingerência nos assuntos internos dessa nação andina.

Assim mesmo, solicita aos legisladores do mundo pronunciar-se na contramão de qualquer manifestação que atente contra a soberania do Equador e a marcharem junto a seu valente povo.