Orlando comemora aprovação de ingressos populares em estádios 

Nesta segunda-feira (13), o Senado aprovou o texto da Medida Provisória 671, conhecida como MP do Futebol. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), autor da emenda que assegura a exigência de uma cota de ingressos populares para campeonatos nacionais e regionais, comemorou a aprovação. 

Projeto de Orlando amplia espaço para mulher na gestão pública

“Esta foi uma iniciativa da presidenta da República Dilma Rousseff que introduz mecanismos para aumentar a transparência e garantir democracia nos clubes e nas entidades futebolísticas do Brasil. Uma conquista do futebol brasileiro”, afirma o deputado comunista.

Orlando Silva, que também é vice-líder do governo, ressaltou que ”ao mesmo tempo em que estamos fortalecendo o nosso futebol, não podemos permitir a exclusão dos trabalhadores dos estádios brasileiros”.

Ele ainda destacou como outra vitória importante a prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte até 2022. Essa legislação injetou pelo menos R$ 1,3 bilhão no esporte brasileiro desde 2006, quando entrou em vigor. A vigência era apenas até dezembro, antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

A MP 671 também vincula o parcelamento de dívidas dos clubes desportivos com a União a práticas de gestão mais transparentes, como conselho fiscal independente e limite para a reeleição de dirigentes.

A presidenta Dilma Rousseff tem 15 dias úteis para avaliar e sancionar o texto final da MP do Futebol.