Augusto Vasconcelos: Cúpula do Mercosul fortalece luta social na AL

"A 18ª Cúpula Social do Mercosul tem como meta fortalecer a participação da sociedade na construção das políticas públicas dos países que compõem o bloco. Mas, além disso, nossa meta é ampliar e influenciar todas as lutas na América Latina", declarou Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e membro do Comitê Central do PCdoB, em entrevista à Rádio Vermelho.

Augusto Vasconcelos: Cúpula do Mercosul fortalece luta social na AL

Durante conversa com a jornalista Erika Ceconi, Augusto Vasconcelos destacou a conjuntura diferenciada da América Latina. "Vivemos um momento de ofensiva conservadora com ataques dos mais diversos – econômico, social, político, judicial e, sobretudo, cultural. Diante disso, refletir sobre essa conjuntura contribui efetivamente para que o povo se organize e se rebele contra tais ataques", destacou ele.

Augusto, que também é dirigente nacional da CTB, ainda salientou que a conjuntura de crise internacional aumenta a urgência e a importância do projeto de integração, não só dos mercados e dos governos, mas, principalmente, dos povos e dos movimentos sociais da região.


Cúpula

A 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul ocorre em Brasília, entre os dias 14, 15 e 16 de junho de 2015, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O Brasil já sediou quatro edições desse evento: em 2006 (Foz do Iguaçu), 2008 (Brasília), 2010 (Salvador) e 2012 (Brasília).