Mais de um milhão de ucranianos com problemas de acesso à água

Cerca de 1,3 milhão de crianças e adultos ucranianos sofrem dificuldades para ter acesso à água como resultado do conflito no sudeste do país, assinalou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Ucrânia - Reuters/Sergei Karpukhin

Em um comunicado, a agência especializada lamentou que os combates em Donetsk e Lugansk tenham destruído ou danificado encanamentos, o que provoca as interrupções do serviço à população.

A crise na Ucrânia estourou no ano passado, depois do golpe de Estado de fevereiro contra Víktor Yanukóvich, que levou ao poder novas autoridades, rechaçadas por sua postura radical e antirrussa nessas cidades da região do Donbass, onde os rebeldes proclamaram repúblicas independentes.

Apesar do acordo de cessar-fogo alcançado pelo Governo e os insurgentes em fevereiro deste ano em Minsk, continuam as tensões e os combates.

Segundo a Unicef, juntamente com seus sócios, ajuda mais de meio milhão de residentes em Donetsk e Lugansk a obter água segura, ainda que as necessidades sejam muito maiores na região.

O Fundo recordou que dos quase 56 milhões de dólares solicitados para lidar com os a assistência às crianças e seus familiares na Ucrânia, somente 19 por cento desta quantia está garantida.