Projeto amplia acesso a mestrado e doutorado para professor 

Um novo projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados amplia o acesso a cursos de mestrado e doutorado para os professores, criando a Política de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Educação Básica da rede pública. Proposto pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), o projeto cria novos cursos em regime de colaboração entre municípios, estados e União, para professores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, da rede pública.

Educação no campo dá ferramentas para famílias viverem em suas comunidades - RBA

Os cursos serão direcionados às áreas de Física, Química, Matemática, Letras, História, Biologia, Geografia, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação, com duração de dois anos.

O projeto determina que sejam oferecidas bolsas de estudo para docentes e orientadores e que haja cooperação entre as instituições públicas de ensino superior. E estabelece ainda que os professores que serão beneficiados com cursos de mestrado e doutorado permanecerão, após a conclusão de sua pós-graduação, trabalhando em sala de aula, pelo mesmo tempo em que foram liberados para os cursos.

Ainda de acordo com o projeto, caberá às Secretarias de Educação e/ou de Ciência Tecnologia ofertar os cursos de pós-graduação strictu sensu. As universidades públicas federais, estaduais e municipais serão as responsáveis pela estrutura e pelo funcionamento dos cursos, em parceria com governos estaduais e prefeituras.

“O objetivo é que esse professor, após ter tido acesso a um mestrado ou doutorado, possa beneficiar o estudante com os conhecimentos e experiências adquiridos nessa nova formação”, ressalta o deputado.

Apoio da categoria

A proposta de Chico Lopes já recebeu o apoio de professores cearenses em reunião que contou com a participação do presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, e da professora Marisa Aquino, assessora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), além de professores da rede pública e de representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).

Marisa Aquino elogia a proposta, parabenizando o deputado Chico Lopes pela iniciativa e apontando que “quase 70% dos professores têm especialização, mas a reivindicação da categoria é o acesso a mestrado e doutorado, sem ter que morar fora do Ceará para isso”.

A professora cearense Tânia Sampaio faz questão de manifestar seu entusiasmo com a possibilidade de, após toda uma vida dedicada ao magistério, ter acesso ao mestrado. “Tenho 53 anos e continuo na expectativa de uma oportunidade de fazer meu mestrado. Sei o quanto isso melhora a sala de aula. Não se admite um professor sem uma formação continuada”, afirma.