Temer: Oposição deve se opor por mérito, não porque perdeu a eleição

Em palestra para empresários norte-americanos em Nova York, nesta terça-feira (21), nos Estados Unidos, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou que a oposição no Brasil não pode se opor aos projetos do governo simplesmente porque perdeu a eleição, mas “por uma questão de mérito".

Michel Temer - Agência Brasil

“Quando a situação propõe os projetos, a oposição está se opondo. Deve opor-se por uma questão de mérito. Não é se opor simplesmente porque, digamos, perdeu a eleição”, alfinetou Temer, que salientou que o sistema jurídico “impõe que a oposição fiscalize, critique, observe, contrarie, controverta, precisamente para ajudar a governar”.

Sem citar nomes, Temer refere-se à política do "quanto pior, melhor" adotada pela oposição liderada pelo tucano Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado nas urnas. Em seguida, ao estilo Temer, ele minimizou a afirmação dizendo que "os que foram oposição hoje foram situação no passado e poderão vir a ser situação no futuro”.

Durante a palestra, Temer disse que assumiu a tarefa da articulação política a pedido da presidenta Dilma Rousseff em um momento “levemente complicado” da economia. “Passei a exercitar essa tarefa da articulação política com relativa tranquilidade. Passei 24 anos no Parlamento brasileiro, presidi três vezes a Câmara dos Deputados. O meu relacionamento político quase pessoal com os parlamentares é muito significativo”, disse.