Ceará lidera ranking brasileiro de empregos no setor de serviços

O Ceará segue com bons resultados na geração de empregos no setor de serviços, onde o turismo está inserido. Desta vez, o Estado foi o que mais gerou postos formais (836) em todo o País. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, com base no mês de junho. Em segundo lugar no ranking aparece o estado de Mato Grosso, com 470 novas vagas, seguido pelos estados de Mato Grosso do Sul (419) e Distrito Federal (247).

No Nordeste, o Ceará foi o único estado que obteve saldo positivo em junho deste ano. Se forem considerados os últimos 12 meses, o Estado registrou 14.426 empregos no saldo positivo, ocupando o primeiro lugar no ranking do Nordeste e representando 62% dos empregos gerados na região. Alagoas ficou em segundo lugar, com 8.429 postos de trabalhos, e o Piauí em terceiro (6.408). No ranking nacional dos últimos 12 meses, o Ceará ficou em terceiro lugar, perdendo somente para São Paulo (33.344) e Santa Catarina (16.535).

Analisando por atividade na composição do setor de serviços, os segmentos alojamento e alimentação ocupam o primeiro lugar do ranking do Ceará, com 917 empregos no saldo positivo gerados em junho. Já nos últimos 12 meses, os dois segmentos geraram 3.543 novos postos de emprego, o que corresponde a 25% do total de vagas geradas no setor de serviços no Ceará.

Valdo Mesquita, coordenador de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), avalia que o Ceará obteve esse resultado no primeiro semestre principalmente por causa dos feriados. "Fortaleza tem sido bem visitada. A alta do dólar também fortaleceu o setor", afirma. A previsão para este mês de julho é que o Ceará receba 364 mil turistas.

Fonte: Governo do Estado