Sandra Batista propõe título de cidadão de Belém a Jorge Panzera

É com muita satisfação que poderemos estar entregando, neste segundo semestre, o Título Honorífico de"Cidadão Belém" para este jovem e atuante militante comunista e das causas sociais.

 Apresentamos proposta para a realização de uma justa homenagem ao militante comunista, ex-Secretário de Estado de Esporte e Lazer, ex-Presidente Nacional da UJS, presidente estadual do PCdoB e atual Superintendente do Patrimônio da União no Pará, Jorge Panzera, com a concessão do Título Honorífico de "Cidadão Belém".

Jorge Panzera nasceu 14 de janeiro de 1971, em Itanagé – Distrito de Livramento de Nossa Senhora na Bahia. O nome escolhido é uma homenagem a Jorge Leal, militante e dirigente da Ação Popular (agremiação que os pais de Panzera participavam). Jorge Leal era engenheiro eletricista da Petrobras e foi demitido em 1964 por fazer oposição ao Regime Militar.

O camarada Leal foi mandado para o Rio de Janeiro para ajudar a construir o movimento operário na cidade. Em poucos meses de atividade no Rio foi sequestrado pelos agentes do DOI-CODI/RJ e levado ao Batalhão de Polícia do Exercito onde foi interrogado, torturado e morto. Seu corpo nunca foi encontrado.

Na década de 1980, Jorge Panzera iniciou sua militância política ativismo no movimento estudantil e integrado a União da Juventude Socialista – UJS, protagonizando conquistas que culminaram com a redemocratização da sociedade brasileira em 1985. Jorge Luis Guimarães Panzera herdou o espírito revolucionário e combativo da pessoa que ele homenageia. No Pará, comanda o Partido Comunista do Brasil, capitaneando as ações na defesa dos direitos sociais das minorias e da classe trabalhadora.

Recentemente assumiu a Superintendência do Patrimônio da União no Pará – SPU, órgão responsável pela administração, destinação e conservação do patrimônio imobiliário da União, que entre outras coisas administra as terras de marinha e áreas de preservação.

É a SPU que concede, por exemplo, os Termos de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) para as famílias ribeirinhas agroextrativistas, garantindo maior segurança da posse da terra, ou seja, um chão para chamar de seu e explorar racionalmente os recursos naturais.

O TAUS permite aos ribeirinhos conseguir comprovante de residência oficial, auxilio no processo de aposentadoria, auxilio no acesso ao crédito e aos demais programas governamentais e a proteção contra a exploração de grileiros, que se apropriavam das terras da União e expulsavam os moradores.

Garantir o direito das pessoas é uma missão que cabe muito bem a este nosso amigo e camarada Jorge Luis Guimarães Panzera, nosso presidente do PCdoB-PA.

É com muita satisfação que poderemos estar entregando, neste segundo semestre, o Título Honorífico de"Cidadão Belém" para este jovem e atuante militante comunista e das causas sociais.