Raúl Castro conclama cubanos a manter espírito revolucionário

Presente às festividadas de comemoração dos 62 anos dos ataques aos quartéis de Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manual de Gramas, em Bayamo, o presidente cubano, Raúl Castro, afirmou neste domingo (26) que Santiago "siga sendo Santiago", em alusão ao tradicional espírito revolucionário e rebelde dos habitantes da província.

Cubanos relembram aniversário de revolta

"Vou-me com a fiel esperança de que sempre Santiago siga sendo Santiago", asseverou Raúl Castro no ato central pelo 62º aniversário dos assaltos aos quartéis.

Essas ações, embora tenham fracassado desde o ponto de vista militar, marcaram o início da luta armada contra a ditadura de Fulgêncio Batista, e concluíram com o triunfo da Revolução cubana em 1 de janeiro de 1959.

O presidente cubano expressou essas breves palavras depois do discurso principal da atividade político-cultural, a cargo do vice-presidente cubano José Ramón Machado Ventura.

O ato central pelos 62 anos do assalto ao Quartel Moncada desenvolveu-se na antiga fortaleza, onde cerca de 10 mil santiagueiros evocaram a ação protagonizada pelo líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, e outros jovens revolucionários.

Na celebração participaram também milhares de ativistas da solidariedade chegados desde diversas latitudes, quem compartilham a alegria por esta data patriótica do Dia da Rebeldia Nacional.

A partir do triunfo revolucionário do 1º de Janeiro de 1959, o 26 de julho começou a ser lembrado nesse mesmo ano, com a concentração em massa realizada em Havana junto à estátua de José Martí e a participação de milhares de camponeses provenientes de todo o país.

Com esta, somam 57 essas solenes comemorações, com as quais ao longo do país os cubanos têm rendido honras à epopeia que marcou o início da etapa definitiva nas contendas liberadoras do país.

Fonte: Prensa Latina