Morre a atriz cubana Alina Rodríguez

A atriz cubana Alina Rodriguez morreu nesta segunda-feira (27) em Cuba, aos 63 anos, vítima de um câncer. Ela se destacou por desempenhar os papéis mais relevantes de todos os tempos no país, além de ser muito querida por sua nobreza como ser humano.

Alina Rodríguez - Divulgação

Alina nasceu em Havana em 4 de outubro de 1951. Um de seus trabalhos mais destacados recentemente foi a personagem da professora Carmela, no filme Conduta, bastante premiado do diretor Ernesto Daranas.

Entre os muitos prêmios que recebeu por interpretar Carmela, estão o de Melhor Atriz no Havana Film Festival New York, em 2014.

A atriz era bastante reconhecida por sua versatilidade, trabalhou com maestria tanto no teatro, quanto no cinema e na televisão. A entrega de Alina ao papel que protagonizou o filme Maria Antonia, de Sergio Giral, é uma das mais destacadas da ilha.

Nos palcos deixou marcas memoráveis com obras como Você pão e cebola, de Héctor Quintero, ou no mítico No Parque, interpretado em parceria com Adolfo Llauradó, sob a direção do russo Alexander Guelman.

Na TV, o público prestigiou suas atuações em novelas com personagens que marcaram época, com Justa em Terra brava. Como professora também desempenhou um papel importante, ensinou atuação e dirigiu profissionais e aficionados em vários projetos comunitários.

Em diversas entrevistas Alina sempre disse que nunca teve preferência por um personagem específico, mas que seu sonho profissionais sempre foi o de fazer coisas boas.

“Não tenho nada em específico que eu desejo, não tenho um personagem, mas me interessam os papeis que dizem coisas, que têm algo a mostrar de interessante, que provoquem a reflexão no público, que os mova, que seja um personagem bom e um roteiro bom, algo que nem sempre ocorre”, disse certa vez em uma entrevista.

A morte de Alina representa uma grande perda para a cultura cubana.