PCdoB-CE inicia processo de Conferências Municipais

As reuniões preparatórias para as Conferências Municipais já estão sendo realizadas em diversas regiões do Estado.

A orientação é estatutária: em anos que não são realizadas eleição, o PCdoB realiza seu processo de Conferências. Assim sendo, a cada dois anos o Partido realiza debates internos para avaliar suas atividades visando a renovação dos Comitês Municipais e Estaduais. “Vamos cumprir esta cláusula do estatuto, realizando Conferências Municipais em todas as cidades onde o PCdoB esteja minimamente organizado, culminando com a Conferência Estadual, prevista para ser realizada em novembro”, ratifica Abel Rodrigues, secretário de Organização do PCdoB-CE.

E a largada para este processo já foi dada neste mês de julho. A direção estadual do Partido está realizando reuniões preparatórias antecedendo as Conferências Municipais. “Já iniciamos os debates, convocando todos os Comitês Municipais a realizar uma reunião da direção local com a presença de pelo menos um membro da direção estadual”, informa Rodrigues.

Segundo o dirigente comunista, essas reuniões preparatórias são uma ferramenta eficaz para estimular a ativação e a estruturação do Partido nas cidades. “Anteriormente às Conferências, orientamos que os Comitês Municipais realizem assembleias de bases, reuniões em núcleos do Partido para já ir debatendo e preparando os militantes e filiados, culminando este processo com a Conferência em cada cidade, momento em que serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual”.

Abel Rodrigues reforça que as Conferências “devem se constituir em atos empolgantes, que chamem a atenção para o Partido em cada município, envolvendo militantes, filiados e amigos num ato político de peso”. “Trata-se de um processo rico, democrático, que procura estimular a maior participação de todo militante do Partido”, avalia.

Só neste mês de julho já foram realizadas 35 reuniões preparatórias, com a presença da direção estadual em cidades de diversas regiões do Estado. “Além da cidade onde realizamos o encontro, sempre aglutinamos representantes de Comitês Municipais de cidades próximas. Nosso objetivo é, até o final de agosto, pelo menos dobrar esse número e realizar reuniões preparatórias em 70 cidades”, projeta Rodrigues.

As três principais cidades do Cariri (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha) já receberam os membros da direção estadual do Partido para debater as Conferências Municipais. Também foram realizadas reuniões preparatórias em Iguatu, Crateús, Ipu, Camocim, Itapipoca, sempre agregando representantes de cidades vizinhas. “Além disso, já estamos com mais de 20 cidades confirmadas para a realização das reuniões nos próximos dois finais de semana, dentre elas Sobral e São Benedito”, reforça. Em Fortaleza, além da reunião do Comitê Municipal, que já foi realizada, várias plenárias com comitês auxiliares também serão agendadas. “A expectativa é que sejam pelo menos 13 encontros só na capital”, projeta Rodrigues.

O processo de Conferências inicia oficialmente, em termos de legitimidade estatutária, na próxima reunião do Comitê Estadual, que será realizada nos dias 22 e 23 de agosto. “A direção estadual convoca a Conferência, aprova as normas e já deve aprovar também uma proposta de resolução política que deve ser debatida em todas as Conferências Municipais. Todo filiado terá direito a opinar, acrescentar, participar e contribuir o documento em debate”.

Segundo o secretário estadual de Organização do PCdoB-CE, as Conferências devem ter uma pauta mínima: “o debate do cenário político nacional, estadual e principalmente o local, com a elaboração de um projeto político partidário para cada município e também para o plano estadual. Outro item importante é, a partir do balanço do trabalho do Partido dos dois últimos anos, eleger, em cada município e no Estado, novas direções que vão conduzir o PCdoB no próximo biênio”.

De Fortaleza,
Carolina Campos