Sindicalistas e juventude do PCdoB Caxias passam por formação

 Militantes participaram do curso de nível 1 do partido, durante três dias. A atividade reuniu mais de 30 participantes e foi promovida pelo comitê municipal, juntamente com a direção estadual dos comunistas. 

Presidente do PCdob de Caxias, Deo Gomes, fechou ciclo de estudos com palestra sobre política e questões de partido - Roberto Carlos Dias
Com o propósito de levar formação aos seus quadros sobre o conjunto da teoria marxista-leninista do PCdoB, o Comitê Municipal de Caxias do Sul, juntamente com a direção estadual, promoveu curso de formação para sindicalistas e juventude do partido durante três dias. Mais de 30 militantes participaram, do dia 31 de julho a 2 de agosto, do curso de nível 1, no seminário Murialdo em Fazenda Souza. Os participantes passaram por estudos nas áreas da Filosofia, da formação do Estado, economia e questões de partido. O curso teve a coordenação do presidente do partido em Caxias, Deo Gomes, que fechou o encontro no domingo como palestrante da parte política que conduz os comunistas.
Didaticamente, Deo fez um passeio pela história do PCdoB nos seus mais de 93 anos de existência, concentrando a abordagem no papel do partido junto à sociedade, nas lutas em defessa da democracia e da soberania da nação e do povo brasileiro.
“O curso tem o objetivo de apresentar o conjunto da nossa teoria como parte de um todo, sendo o partido um instrumento. O essencial que o partido tem é a sua estratégia, ou seja, o rumo que o PCdoB persegue. Já a nossa tática muda conforme a realidade, mas a estratégia, que é ter um governo que queira a transição do capitalismo para o socialismo, continua a mesma. Para determinar o caminho, é preciso compreender a realidade concreta para formar o pensamento. Com o capitalismo, não se governa, porque o país é governado de fora pelos imperialistas. O capitalismo não tem mais nada a oferecer ao povo brasileiro. Defendemos um sistema político, econômico e social que caminha para termos um Brasil soberano, com desenvolvimento e distribuição de renda”, ponderou Deo.
O dirigente historiou ainda o movimento que se deu em 1985 pela legalização do PCdoB, que foi vitorioso. Deo explicou ainda que o voto nas instâncias internas do PCdoB é individual ao aprofundar a questão do centralismo democrático para que o partido seja uno.
Ele destacou ainda a importância da presença do vereador Henrique Silva, que, além de ser líder da bancada do PCdoB na Câmara de Caxias, preside o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes de Caxias do Sul (Sindilimp) e participou do curso como aluno.
“O nível do curso foi muito bom, porque os conteúdos estudados e revisados repercutem no dia a dia e faz a gente pensar o cotidiano a partir da realidade concreta do nosso povo”, acrescentou Henrique.
Deo ainda destacou que o partido não concorda com política de juros altos e é combativo neste tema, porque serve para os americanos e não para atender as demandas sociais do povo.
“Hoje, são R$ 350 bilhões pagos por ano ao capital financeiro”, complementou Deo.
Para o educador social da Fundação de Assistência Social (FAS), Vinícius Lagni Homem, que tem bacharelado em Filosofia, o conhecimento da teoria marxista-leninista é parte fundamental da formação dos comunistas. Nesse sentido, na sua avaliação, cursos de formação do partido são sempre bem-vindos no sentido de expandir a consciência de classe e afinar a atuação da militância.
Opinião semelhante à de Vinícius tem a presidenta da União da Juventude Socialista (UJS) e coordenadora geral do Diretório Central de Estudante (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Andressa Campanher Marques.
“A formação teórica é fundamental para prática diária de militante, que deve ser séria, sempre atendendo a interesses coletivos, não oportunista nem individual. O curso de formação do partido, num momento complexo que vivemos no Brasil e no mundo, é de muita importância para sabermos onde e por que estamos aqui e para onde queremos ir, com responsabilidade e clareza, com profunda análise da realidade. Esse é o PCdoB!”
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Claudecir Monsani, também faz uma avaliação positiva dos três dias de formação.
“O curso foi muito bom e contribui bastante para fazermos a luta de classe diária em defesa do trabalhador. A gente conhece a luta do partido em defesa da classe operária e também o marxismo, que é conhecido e respeitado no mundo inteiro, porque aborda exatamente essas questões. Também foi oportuno para aprofundarmos a importância do partido na luta diária com o momento atual que estamos vivendo na política nacional. O curso serviu ainda para que a gente compreenda um pouco mais as decisões tomadas pelo partido”.
Além de Deo, o curso, que teve como base a plataforma de educação da Escola Nacional do Partido, contou no quadro de professores com Enilson Gonçalves (formado em Filosofia), Fernando Niedsberg (graduado em Química), David Fialkow Sobrinho (mestre e professor universitário de Economia).