TCU deve julgar contas de Dilma no dia 19

O ministro Augusto Nardes, relator das contas de 2014 da presidenta Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira (5), disse que prevê que o julgamento do processo sobre o atraso nos repasses do Tesouro Nacional aos bancos públicos deve acontecer dia 19 de agosto.

Nardes TCU

A afirmação foi feita durante visita a parlamentares. A Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou convite para que Nardes explicasse os trâmites para o julgamento, mas o ministro preferiu adiar o encontro para depois do julgamento. “Achamos melhor ele só vir depois para não criar nenhum ambiente de suspeição, antecipar voto ou algo assim”, afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

A cautela do parlamentar é porque em entrevistas Nardes já se posicionou pela reprovação das contas, antes mesmo de receber as explicações do governo.

Em julho, Nardes foi até o Congresso para pedir "urgência" na análise das contas antigas de presidentes da República, para que as contas da presidenta Dilma Rousseff fossem analisadas.

Coincidência ou não, o pedido atende aos interesses da oposição golpista. Além disso, a “urgência” de Nardes tem 16 anos de atraso. Isso porque para analisar as contas de Dilma, os parlamentares deverão analisar, em ordem cronológica, as contas do ex-presidente Fernando Collor de Mello ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estão engavetadas.