Democracia se fortalece com Dialoga Brasil, diz Rossetto

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, participou, nesta quinta-feira (6), do programa Bom Dia Ministro, transmitido pela NBR, para falar sobre a plataforma de participação digital Dialoga Brasil, onde cidadãos podem elaborar e apoiar propostas para ajudar a melhorar os programas do governo federal.

Miguel Rossetto ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República - Agência Brasil

Rossetto deixa claro que o principal foco da plataforma é o diálogo entre a sociedade e o governo por meio da participação popular, incorporando à discussão novas linguagens. Segundo ele, esse tipo de iniciativa fortalece a democracia. “Essa é uma boa marca. Essa democracia direta, onde a sociedade atua em todas as dimensões: nos seus bairros, nas associações comunitárias, nos diretórios acadêmicos, nas universidades, nas escolas públicas, nos sindicatos, nas entidades empresariais. Uma sociedade que vive a democracia”.

Para o ministro, o Dialoga é essencial para a percepção do governo sobre as necessidades da população. “Quando estamos mais próximos, trabalhamos juntos, acertamos mais, erramos menos e a nossa percepção é de que deveríamos, a partir da experiência positiva forte, avançarmos naquilo que a tecnologia traz pra todos nós, que é ocupar um espaço digital”.

Lançado no dia 28 de agosto, a plataforma já possui quatro temas disponíveis para consulta: Educação, Saúde, Segurança Pública e Redução da Pobreza. Segundo o ministro, quase 80 mil pessoas já acessaram a página, com mais de 7 mil propostas feitas.

“Uma coisa muito bacana que tem chegado para nós é o sindicato, as associações, as escolas, as comunidades. Eles têm se reunido, têm debatido, conhecido os programas aqui. Quem olhar nossa página vai ver uma coisa: que os principais programas estão lá”, disse Rossetto.

No final do ano, as três propostas mais apoiadas para cada programa serão submetidas às Conferências Nacionais das suas respectivas áreas e terão uma resposta oficial do governo, podendo transformar-se em aperfeiçoamentos ou em novas políticas públicas.

“É importante também informar que todas as propostas, independente do número de apoiadores, estão sendo direcionadas para o ministério da área. Por exemplo, as propostas de saúde. Semanalmente é feito um repasse para o ministério de tal forma que as equipes dos ministérios já estão entrando em contato diretamente com as pessoas que estão apresentando propostas, buscando esclarecer”, explicou o ministro.

Diálogo presencial

O Dialoga Brasil soma-se a uma série de iniciativas que garantem a ampla participação social na formulação de políticas públicas. Entre 2003 e 2014, por exemplo, 102 conferências nacionais reuniram cerca de 8 milhões de brasileiros. Outras 13 conferências já estão convocadas para o período 2015-2016, com estimativa de participação de 2,2 milhões de pessoas, em cerca de 20 mil encontros municipais, estaduais e nacionais.

“É um conjunto de programas e conferências em que a sociedade brasileira se mobiliza ativamente para construir programas e políticas públicas. Várias dessas vão se traduzir concretamente em novos e melhores programas para o cidadão e cidadã brasileiro”, afirmou Rossetto.