Deputado Jean Leutprecht faz primeiro pronunciamento na ALESC

Em sessão, Jean Leutprecht critica pessimismo e diz que caminho é união em favor do Brasil.
Ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo de Jaraguá do Sul (FME), e atualmente deputado estadual pelo PCdoB, Jean faz seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa. 

Confira discurso na íntegra:

Florianópolis, 04 de agosto de 2015

"Quero, ao iniciar minha fala, registrar meu reconhecimento e agradecer ao deputado César Valduga e ao meu Partido, o PCdoB, que concedeu-me a oportunidade e a honra de assumir a cadeira de Deputado Estadual por 60 dias.
Desde o dia 16 de julho, quando tomei posse neste plenário, tenho percorrido os municípios do norte catarinense, visitando prefeituras, sindicatos, instituições ligadas ao esporte, à educação e ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina e, como também deve acontecer com os senhores, retornei com muitas demandas pertinentes e de grande importância.
Algumas delas, tenho certeza que conseguiremos dar encaminhamento, e de antemão peço o apoio e o auxílio dos senhores e senhoras neste sentido, como da mesma forma me coloco a disposição para contribuir e somar nos debates e projetos que apreciaremos neste período,considerando o bem do povo de nosso Estado sempre acima das divergências partidárias.
Senhoras deputadas, senhores deputados. Vivemos um momento de descompasso econômico, reflexo da crise mundial que tem gerado desemprego e freado a produção em diversos países, entre eles, China e Estados Unidos.
O Governo Federal, Estados e Municípios tem apresentado medidas de ajuste para reduzir gastos e conter a desaceleração da economia, resgatar a capacidade de investimento e retomar o processo de crescimento econômico.
Num Brasil que vivia uma década de desenvolvimento econômico e social como nunca antes em sua história, reduzir investimento e falar em ajustes, naturalmente, gera certa apreensão em todos, porém, o potencial produtivo brasileiro, seu posicionamento como parceiro estratégico no mercado mundial e a expectativa de uma retomada do crescimento da economia faz com que mantenhamos viva a esperança.
O alarde feito por alguns veículos da imprensa nacional, o tom pessimista de alguns analistas, cristaliza este período de descompasso, de forma artificial, como se fosse uma crise irreversível, e que o Brasil estaria fadado ao fracasso.
Nas mais altas instâncias políticas da nação, infelizmente, tem prevalecido o embate político e a luta pelo poder ao invés da união de esforços para garantir a governabilidade e de busca por soluções conjuntas para retomar o crescimento.
O Brasil que queremos fazer continuar a crescer não está reduzido a um sonho de um futuro distante, mas sim o Brasil de hoje, dos trabalhadores que temem por seus empregos, dos empresários que temem investir, de todos os brasileiros que amam este país.
Em acertada ação, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com a Fecomércio, lançou a campanha “Santa Catarina – Gente que Faz a Diferença”, que resgata o caráter empreendedor de nossa gente, sua capacidade de superar as dificuldades e avistar, num momento de crise, uma oportunidade de inovar.
É com este espírito, que não abre mão do otimismo e da confiança na garra de nossa gente, que esta casa dá o exemplo.
Parabenizo a iniciativa e afirmo, como toda a certeza, que tal ação contribui para o aumento no nível de confiança da indústria e dos investidores.
Em nosso Estado temos grandes exemplos de que o Brasil segue crescendo.
A Empresa Weg, indústria fundada a sediada na minha terra, Jaraguá do Sul, por exemplo, comemorou lucro de 14% no último trimestre e alta de 29% na receita.
Segundo recente levantamento feito pela Associação Catarinense de Rádio e Televisão – ACAERT, o investimento publicitário cresceu 12,3% em nosso Estado no último semestre, superando a média nacional.
O Diário Catarinense de 18 de julho deste ano informa que, de janeiro a maio de 2015, o setor moveleiro vendeu 3,3% mais que no mesmo período de 2014. Já o de peças de madeira teve um dos maiores crescimentos do ano, 6,5%.
Em junho deste ano, a Standard & Poor’s, uma das mais importantes agências internacionais de classificação de risco, reafirmou a confiabilidade e a segurança de investimento em nosso Estado.
Senhoras deputadas, Senhores deputados. Tenho plena certeza que, em vossas regiões, existem experiências positivas do empresariado que, criativamente, tem enfrentado as turbulências deste período e mostrado que é possível seguir em frente, garantir o crescimento e seguir gerando riqueza e renda para nosso Estado e para nosso País.
É a busca por desenvolvimento econômico e social, pela retomada do crescimento, pelo cumprimento do compromisso com o bem estar de nossa gente que deve ser nosso alvo, deixando de lado quinquilharias que possam tirar o foco deste objetivo.
Existem também aqueles que, embebidos no pessimismo ou reféns dos reflexos da crise internacional, se queixam e sedem ao pessimismo vigente, mas para estes casos precisamos entender nossa responsabilidade, como representantes, de intervir, intermediar e ajudar a buscar soluções.
Talvez – e muito provavelmente – a responsabilidade pelo problema que vive nosso País não seja diretamente nossa, mas certamente, temos responsabilidade em ajudar a buscar soluções e antecipar o momento de superação e retomada do crescimento.
Agradeço mais uma vez ao amigo e companheiro, deputado César Valduga, e também ao meu partido, o PCdoB, pela oportunidade de hoje representar a região de Jaraguá do Sul na Assembleia Legislativa.
Meu muito obrigado".

*Assessoria de Comunicação do Mandato do Deputado Jean Leutprecht