Dilma: Investimento em programas esportivos soma US$ 1,2 bilhões

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, da cerimônia que marcou o início da contagem regressiva de um ano para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil. "O coração do Brasil já começou a bater muito mais forte", disse a presidenta.

Dilma jogos olímpicos 2016 cronômetro - Agência Brasil

Dilma destacou os investimentos feitos pelo governo com programas sociais como o Bolsa Atleta e o Plano Brasil Medalhas para apoiar os atletas, que já soma US$ 1,2 bilhão.

A presidenta acrescentou que essa emoção e orgulho do povo brasileiro em recepcionar um evento dessa magnitude. “Sempre foi assim no Brasil e sempre será assim no Brasil. A partir de 5 de agosto de 2016, o Brasil se tornará, então, o primeiro país da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os olhos do mundo estarão voltados para o nosso querido Rio de Janeiro. Faremos, sim, um espetáculo inesquecível”.

Segundo ela, o evento será mais memorável ainda por causa do cenário onde é realizado e garantiu que o Brasil está pronto para a competição. “O Rio de Janeiro é, sem dúvida, o mais lindo cenário, desde a Grécia antiga, onde se realiza uma Olimpíada. Essa será uma edição muito especial dos Jogos Olímpicos. E vocês que virão, contarão com equipamentos esportivos adequados, infraestrutura urbana modernizada, segurança pública e, claro, a reconhecida hospitalidade e alegria do povo brasileiro”, afirmou.

Lembrou ainda que, com a experiência acumulada ao realizar, “com grande sucesso”, a Copa do Mundo em 2014, o país cumprirá todas as etapas necessárias para, mais uma vez, encantar o mundo. “Os mais de dez mil atletas, as delegações, os torcedores, os turistas, todos serão muito bem recebidos no Brasil”, garantiu.

E afirmou que, para isso, é preciso continuar trabalhando, pois ainda há muito o que fazer. “Nos próximos meses, os eventos-teste nos permitirão ajustar todos os detalhes. Juntos, governo federal, estadual e prefeitura, em estreita colaboração com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, construímos as condições para estarmos à altura do desafio que assumimos em 2009 frente ao Comitê Olímpico Internacional”.

Disse ainda que os atletas brasileiros estão treinando com muita dedicação para superar os próprios limites e brilhar nas competições. “Torceremos, claro, por muitas vitórias e medalhas para o Brasil. Nosso povo – trabalhadores, empresários, cientistas, estudantes, artistas – ergueu uma das nações mais diversas, étnica e culturalmente, com capacidade criativa, amabilidade e solidariedade. Construímos uma vigorosa cultura de paz e de trabalho”, enfatizou.

E é com esses valores que o Brasil está trabalhando duro para fazer dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos a melhor festa que o esporte mundial já viveu, destacou a presidenta. “Essa é, para nós, a vitória mais importante que, tenho certeza, vamos alcançar juntos. Uma memorável e extraordinária confraternização entre povos, pessoas e nações. O Rio e todo o povo brasileiro aguardam ansiosos todos que vierem participar da festa olímpica. Esperamos vocês de coração e braços abertos”, concluiu.

Comitê Olímpico

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, também participou do evento e destacou: ”Os Jogos Olímpicos deixarão legado de novos meios de transporte para a cidade do Rio de Janeiro, e criarão empregos”, destacou Bach.

O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional Nawal Moutawakel foi o responsável pela entrega dos convites aos presidentes de comitês olímpicos nacionais.

Cronômetro

Um cronômetro foi ligado no local do evento para marcar o tempo que falta para o início dos jogos. Próximo ao marcador de contagem regressiva foi feita uma foto oficial com as autoridades que participaram da cerimônia.

Expectativa dos atletas

A jogadora de voleibol Virna Dias acredita que as Olimpíadas de 2016 serão uma transformação para o esporte nacional, com a oportunidade de ver de perto os grandes atletas mundiais nos primeiros jogos realizados na América Latina.

“Vocês não têm noção o quanto que é legal poder vivenciar uma Olimpíada de perto. Poder ver os ídolos brasileiros de perto, os atletas. Poder receber turistas do mundo inteiro, atletas do mundo inteiro. É um marco para a história do esporte no Brasil”, disse ela.

“Eu tive oportunidade de jogar três Olimpíadas, que já é maravilhoso. Ainda mais pelo seu País, eu acho que é o máximo. O povo brasileiro está recebendo um evento de um porte esplêndido”.

A atleta lembrou que, em um momento de crise, o esporte é uma forma de unir os povos, incentivar os jovens. “Tirar as crianças das drogas, da violência. Um evento como esse vai deixar legados muito especiais”, acrescentou.

O medalhista de ouro Lars Sigurd Bjorkstrom, o primeiro atleta a conquistar essa honraria para o iatismo brasileiro, ficou impressionado com o bom andamento das obras para as Olimpíadas 2016. “Hoje fomos testemunhas do progresso das obras. Eu realmente fiquei muito bem impressionado. Tenho certeza de que vai estar tudo pronto. Acho que vai ser uma festa fantástica e todos os que vierem para cá não vão esquecer nunca [dos jogos]”, afirmou.