Ucrânia está à beira de um colapso econômico, diz ex-presidente 

O ex-presidente ucraniano Viktor Iuchtchenko declarou que o país está a caminho da pior crise na economia e que os formatos de Minsk e Normandia não podem por fim à guerra em Donbass. Segundo o político, citado pela agência ucraniana 112.ua, o conflito em Donbass não tem nada a ver com o colapso econômico da Ucrânia.

Ucrânia está à beira de colapso econômico, diz ex-presidente - Agência Sputnik

A situação no leste da Ucrânia continua grave apesar dos Acordos de Minsk firmados com a participação de Rússia, Ucrânia e OSCE, que preveem a retirada de tropas, o cessar-fogo e a descentralização do poder.

"Os iniciadores [do formato de Minsk] queriam dizer que, uma vez que o conflito é estritamente interno, Kiev deve negociar com Zakharchenko [líder da autoproclamada República Popular de Donetsk] como o principal agressor, mas dizem que o agressor é a Rússia e não Zakharchenko" opinou Iuchtchenko.

Desde meados de abril de 2013 a Ucrânia realiza uma operação militar contra as forças independentistas no leste do país que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas que chegaram ao poder após um golpe de Estado em Kiev.

As autoridades da Ucrânia, juntamente com os EUA e a União Europeia, acusam a Rússia de interferir os assuntos interinos, mas Moscou tem repetidamente declarado que tem nada a ver com a situação grave na Ucrânia. Mais do que isso, a Rússia tem repetidas vezes declarado que está interessada na resolução pacífica do confronto.

Segundo os últimos dados da ONU, mais de seis mil civis já foram vítimas mortais deste conflito.