Cuba e Rússia estreitarão relações em mais eventos culturais

A embaixada da Rússia em Cuba anunciou várias atividades culturais para dar continuidade à celebração neste ano do 55º aniversário da restauração das relações entre os dois países.

Fidel e Putin - AP Photo

O Primeiro Conselheiro da sede diplomática, Andrei Mitrofánov, destacou a homenagem a cantora lírica Mariana de Gonitch, russa arraigada em Cuba desde 1940 e fundadora da primeira escola de canto, maestra da maior geração de artistas líricos cubanos.

Gonitch dedicou sua vida ao desenvolvimento da cultura cubana e fez uma grande contribuicão ao estreitamento dos vínculos entre ambos povos desde a época da 2ª Guerra Mundial, quando trabalhou como secretária da Comissão de propaganda de guerra da junta de defesa civil contra o nazifascismo.

De acordo com Mitrofánov, no final de setembro, se realizará em Havana capital uma semana de cinema russo, enquanto em outubro artistas do país europeu participarão do Festival de Teatro de Havana, como o destacado compositor Stas Namin, laureado com o Prêmio Internacional Cubadisco 2015.

O maior evento discográfico da nação caribenha esteve dedicado neste ano a Rússia, como País Convidado de Honra.

Também, o servidor público assegurou que algumas casas editoriais russas participarão na próxima edição da Feira Internacional do Livro, prevista para fevereiro de 2016.