Dilma vai dialogar com todos os partidos para recompor a base

A presidenta Dilma Rousseff vai intensificar o diálogo com todos os partidos da base para garantir a unidade para que o Brasil volte a crescer. A afirmação foi feita pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, após reunião de coordenação política, realizada neste domingo (9), no Palácio da Alvorada.

Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência Edinho Silva - Agência Brasil

“É uma iniciativa da presidenta Dilma: ela quer dialogar com todos os partidos que compõem a base. O governo da presidenta sempre dialogou e sempre procurou dialogar. Evidente, nós não estamos negando as dificuldades políticas que estamos enfrentando. Nós reconhecemos as dificuldades políticas. Mas temos confiança e certeza de que essas dificuldades serão superadas com diálogo”, disse.

A reunião da coordenação política acontece normalmente às segundas-feiras, mas foi antecipada por conta de uma agenda da presidenta Dilma no Maranhão, para a entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Além do ministro Edinho, participaram da reunião 13 ministros, o vice-presidente, Michel Temer, e líderes do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).

O ministro destacou também que a economia brasileira é sólida e que todas as medidas necessárias para que o Brasil supere as atuais dificuldades e volte a crescer estão sendo tomadas. Para Edinho, os brasileiros precisam voltar a acreditar no potencial do país.

“Não há sentido para esse ambiente de pessimismo. Nós entendemos que todos os fundamentos da nossa economia são sólidos, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que o Brasil, num curto espaço de tempo, possa crescer. Portanto, temos que acreditar no Brasil. Temos que acreditar no potencial desse país, que vai gerar empregos, que vai distribuir renda e vai, efetivamente, ocupar o seu espaço na economia da América Latina e mundial”, enfatizou.

Segundo o ministro, a presidenta irá se reunir ao longo da semana com líderes dos partidos da base aliada numa estratégia para recompor a base governista no Congresso e evitar mais votações desfavoráveis à retomada do crescimento.

“Na semana, ela vai receber todos os partidos que compõem a base, inclusive o PTB e o PDT. A iniciativa foi da presidente, que quer dialogar com todos os partidos”, afirmou o ministro. Na semana passada, líderes do PDT e o PTB anunciaram a saída da base governista na Câmara e informaram que passarão a votar de forma “independente”.

Sobre as pautas de votação do Congresso, Edinho enfatizou que o momento é de governar com responsabilidade e de colocar em primeiro plano os interesses do Brasil.

“O que nós [governo] entendemos é que o Congresso Nacional tem que colocar [os interesses do Brasil] acima de qualquer outro interesse, seja ele político-partidário ou interesses, mesmo que legítimos, não são prioritários nesse momento. Nós entendemos que os interesses que devem ser colocados em primeiro plano são os interesses do País. São os interesses do povo brasileiro. Sabemos que não só o Brasil enfrenta dificuldade. O mundo enfrenta dificuldades econômicas. O Brasil tem que ter consciência de que nós só iremos superar as dificuldades, como já superamos em outros momentos, se governarmos com responsabilidade”, acrescentou.