Carlos Felipe defende melhorias para Santas Casas de Misericórdia

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) defendeu, nesta terça-feira (11/08), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária, melhorias para as Santas Casas de Misericórdia do Estado do Ceará. Ele disse que participou de uma ação nacional, em Brasília, onde hospitais filantrópicos e Santas Casas de todo o País fizeram um ato em prol da instituição.

Na ocasião, o parlamentar disse que foram discutidos os problemas das Santas Casas. “Lá nós agradecemos o fato de que as emendas federais já podem vir para o custeio da saúde. Foi um avanço”, disse. Carlos Felipe também comemorou a notícia dada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, de que o Ceará vai receber aumento de R$ 113,2 milhões no repasse para a área.

O deputado fez um apelo para que o Governo Federal avaliasse a questão das dívidas das Santas Casas com funcionários, fornecedores, bancos e órgãos públicos. De acordo com ele, as dívidas correspondem a 120% do que esses hospitais arrecadam por ano. Ainda segundo Carlos Felipe, as instituições recebem apenas 60% do custo do atendimento dos pacientes, cabendo à Santa Casa buscar 40% para suprir as necessidades. “A dívida não é das Santas Casas, mas do governo”, afirmou, defendendo uma renegociação com o BNDES.

O deputado defendeu ainda a necessidade de aumentar os incentivos do Governo Federal às instituições, cujas contas poderiam ser equilibradas. Conforme ele, 62% dos atendimentos de alta complexidade são feitos pelas Santas Casas e 40% das internações do País são feitas por elas. “E a um custo muito mais baixo”, comentou.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PSD) reforçou a relevância da luta em defesa da saúde e comemorou o fato de as emendas federais “virem para custeio da saúde”, considerado o maior gargalo do setor.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa