México emite outro alerta de gênero por feminicídios

A Secretaria de Governo do México emitiu um alerta de violência de gênero contra as mulheres em oito municípios do estado mexicano de Morelos, ao registrarem o maior índice de feminicídios, convertendo-se no segundo estado a tomar esta medida.

Feminicídio no México

O primeiro território do país a aplicar esta ação foi o Estado do México, fronteiriço com o Distrito Federal, em 11 de seus municípios. As cidades de Morelos que estão em alerta são: Cuautla, Cuernavaca (capital), Emiliano Zapata, Jiutepec, Puente de Ixtla, Temixco, Xochitepec e Yautepec.

A decisão foi tomada depois das conclusões do grupo de trabalho encarregado de estudar e analisar a situação dos direitos humanos das morelenses entre janeiro de 2000 e junho de 2013.

A partir da notificação, o governo de Morelos deverá adotar as ações de segurança, prevenção e justiça para garantir às mulheres o direito a uma vida livre de violência.

Juliana García, coordenadora da Comissão Independente de Direitos Humanos do Estado de Morelos, disse que "cumprimentamos a declaração de alerta de violência de gênero no estado, diante dos 633 casos registrados de feminicídio cometidos no estado entre os anos de 2000 e 2015".

Desde 2013, a comissão tinha solicitado o alerta de violência de gênero para Morelos.