No quarto dia de competições do Parapan, Brasil leva mais 41 medalhas

O Brasil disparou no quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Com 135 medalhas (55 de ouro, 37 de prata e 43 de bronze), o país está na liderança e bem distante do segundo colocado, o Canadá, que tem 84 medalhas até o momento, sendo 25 de ouro. Nesta terça-feira (11), os brasileiros subiram ao pódio de atletismo, bocha, ciclismo de pista, halterofilismo e natação.

- Foto: Divulgação/GovFed

As disputas individuais encerraram a participação da bocha no Parapan de Toronto. O Brasil bateu o recorde de ouros ao conquistar seis medalhas dentre sete possíveis. Nesta terça, o país venceu as quatro finais, três contra os donos da casa, e ainda levou dois bronzes. Ao todo, foram nove medalhas, seis de ouro e três de bronze, levando em conta as provas de duplas e equipe. 

Natação

A natação chegou ao seu quarto dia de competições em Toronto e, como de costume, rendeu mais medalhas ao Brasil. Nesta terça-feira, foram 13: três de ouro, duas de prata e oito de bronze. Talisson Glock (200m medley SM6), Matheus Rheine (50m livre S11) e Carlos Farrenberg (50m livre S13) foram os responsáveis pelo topo do pódio. Já são 54 medalhas brasileiras na modalidade, sendo 19 de ouro, 14 de prata e 21 de bronze.     

Halterofilismo

A modalidade chegou ao seu fim no Parapan de Toronto e totalizou a conquista de oito medalhas, a melhor campanha do Brasil na história. O país terminou em segundo lugar no quadro do halterofilismo, atrás apenas do México. Nesta terça, as medalhas vieram com Joseano dos Santos, ouro na categoria até 97kg, e Rodrigo Rosa de Carvalho, bronze na até 88kg.   

Atletismo

Nas pistas e no campo da Universidade de York, o Brasil conquistou mais 19 medalhas no atletismo, incluindo dois pódios 100% nacionais. Foram oito ouros, oito pratas e três bronzes nesta terça. Assim, o país continua na liderança do quadro de medalhas da modalidade, com 34 pódios até o momento.

A modalidade também contou com o retorno do campeão paralímpico Alan Fonteles, que não competia desde o Mundial de Lyon, em 2013, e conquistou a prata nos 100m T43/T44. 

Ciclismo de pista

O brasileiro Lauro Chamam, que já havia conquistado o ouro na modalidade de estrada, voltou ao pódio nesta terça-feira, agora competindo no ciclismo de pista. A prata veio na prova de perseguição individual C4/5. Ouro e bronze para os colombianos Diego Dueñas e Edwin Matiz.  

Tênis de mesa

Os mesatenistas garantiram nesta terça-feira as cinco primeiras medalhas do Brasil nas disputas por equipes. Esses pódios serão somados aos 24 já conquistados pela seleção nas disputas individuais (dez de ouro, oito de prata e seis de bronze). Esta já é a melhor campanha da história de um país no tênis de mesa do Parapan. 

Goalball

O Brasil marcou duas goleadas nas disputas do goalball desta terça. No masculino, vitória por 10 x 0 em cima da Venezuela, mesmo placar que deu a vitória às mulheres contra a Nicarágua. Nesta quinta (13), a seleção feminina enfrenta a Guatemala, enquanto os homens encaram os canadenses.

Vôlei sentado

Os homens venceram a Colômbia por 3 sets a 0 (25/10, 25/16, 25/19), enquanto as mulheres foram derrotadas pelas norte-americanas, também por 3 sets a 0 (25/20, 25/20, 25/11). O vôlei sentado só conhecerá seus campeões na sexta-feira (14).

Basquete em cadeira de rodas

O Brasil perdeu a partida contra o Canadá no basquete feminino. Placar final: 82 x 51 para as donas da casa. Amanhã será a vez dos homens enfrentarem o México, às 17h15 (horário de Brasília).  

Rúgbi em cadeira de rodas

Vitória brasileira em cima dos rivais argentinos no rúgbi em cadeira de rodas, por 63 x 37. Nesta quinta (13) o adversário será o Chile, às 16h30 (horário de Brasília).

Tênis em cadeira de rodas

Em dia de disputas em duplas no tênis, o Brasil venceu as três partidas que disputou. Daniel Rodrigues e Carlos Santos venceram os mexicanos Carlos Muro e Raúl Ortega por 2 sets a 0 (0/6, 2/6), nas quartas de final. Já na semi, a dupla brasileira derrotou os canadenses Philippe Bedard e Joel Dembe por 2 sets a 1 (4/6, 6/4, 8/10), mesmo placar final da partida que deu a vitória a Rejane Cândida e Natália Mayara em cima das chilenas Macarena Cabrillana e Francisca Mardones (6/4, 3/6, 10/8).