Banco Central da China diz ser capaz de estabilizar moeda

A recente flutuação da taxa de câmbio do iuane está "dentro de controle" e o banco central é "completamente capaz" de estabilizar o mercado se for necessário, afirmou um economista do BC.

Yuan

"É completamente possível estabilizar a taxa de câmbio com intervenção direta no mercado de câmbio para evitar mentalidade de rebanho que levaria a movimentos irracionais da taxa", disse o economista Ma Jun, do Banco Popular da China, em uma entrevista à China Business News.

O economista fez os comentários na quarta-feira, quando a moeda chinesa continuou se desvalorizando após o BC reformar a formação da taxa de câmbio para refletir melhor o mercado.

A taxa de paridade central do renminbi, ou o iuane, caiu 1.008 pontos básicos, ou 1,6%, para 6,3306 ante o dólar americano, inferior aos 2% de terça-feira (11), de acordo com o Sistema de Negociação de Divisa da China.

O BC ajustou na terça-feira o sistema cambial do iuane para que considere a taxa de encerramento do mercado interbancário de divisa no pregão anterior, oferta e demanda no mercado e movimento de preços das principais moedas.