Evo Morales expressa admiração pelo líder da Revolução Cubana

“Estou muito contente e feliz de acompanhar nosso irmão Fidel Castro em seu aniversário natalício”, afirmou o presidente da Bolívia, Evo Morales, em Cuba, ao participar dos festejos pelo 89º aniversário do líder histórico da Revolução Cubana.

Evo e Fidel

Em declarações à imprensa após sua chegada ao aeroporto internacional José Martí, o presidente boliviano reforçou sua admiração e respeito por Fidel e comentou que tinha aprendido muito com suas lições.

Morales qualificou o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana como “um triunfo do povo cubano e de toda a unidade do mundo”.

“O mundo está com Cuba”, disse, enquanto fazia um breve histórico sobre o fato. Em relação a declaração do Conselho Político da Alba em 10 de agosto, em Caracas, Evo afirmou que “nossa obrigação como governos é defender outros que estejam sendo agredidos” econômica e politicamente.

Nesse sentido, pôs como exemplo o ataque da direita local contra o governo do presidente Rafael Correa e o processo da Revolução Cidadã no Equador.

"Nosso dever é defender as revoluções democráticas no continente", enfatizou o presidente Morales.

O chefe de Estado esteve em Cuba acompanhado do chanceler boliviano, David Choquehuanca. Foi recebido no aeroporto pela vice-ministra das Relações Exteriores, Ana Teresita Gon­zález Fraga e o embaixador da Bolívia em Cuba, Palmiro León Soria.