"Lula não é dono de apartamento no Guarujá", rebate Instituto
O Instituto Lula desmentiu a reportagem Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula, do jornal O Globo, que afirma ser de propriedade do ex-presidente o apartamento no edifício Solaris, no Guaruja – edifício cuja obra foi relacionada a dinheiro supostamente de propina pago a construtora na investigação da Lava Jato. "Lula poderia, perfeitamente, ter um apartamento comprado a prestações no Guarujá. Mas não tem", informa o Instituto.
Publicado 14/08/2015 16:45

"Embora esse assunto não seja nada novo na imprensa, o Instituto Lula explicou novamente que Lula não possui um apartamento triplex no Guarujá", disse a entidade em nota. "A resposta foi registrada pelo jornal, mas não o impediu de publicar na quarta-feira (11) uma matéria mentirosa, com um título sensacionalista na primeira página chamando o edifício de 'prédio de Lula' e cravar de novo que Lula seria dono do tríplex", completou.
Sobre a relação das obras do edifício que O Globo afirmou que Lula teria apartamento, fato desmentido pelo Instituto, com dinheiro da Operação Lava Jato, a entidade disse que as empresas Planner Corretora e Truste responderam em "uma nota que mostra a ignorância do jornalista sobre a natureza das operações financeiras e como, mesmo depois de receber as explicações sobre a sua natureza, persistiu com uma matéria mentirosa" (leia a nota).
Na mesma nota oficial, o Instituto Lula também desmentiu a coluna de Merval Pereira, "Um tiro no pé", que afirmava que Lula teria feito consultoria para empresas. "Isso também não é verdade. Lula faz palestras. Não é, não foi, nem será consultor de ninguém", rebateu a entidade.
"Matérias difamatórias do mesmo jornal O Globo, e também da revista Época, acabaram por motivar uma investigação em curso do Ministério Público Federal do Distrito Federal sobre as palestras do ex-presidente, para a qual o Instituto Lula já prestou todos os esclarecimentos pedidos", explicou o Instituto.
"Lula não comprou nenhum apartamento, em nenhuma parte do globo. Lula não foi para o exterior em férias. Só viajou a trabalho, para participar de atos políticos, atividades do Instituto Lula ou dar palestras. Ademais, em suas atividades em outros países, o ex-presidente Lula sempre se pautou pela defesa dos interesses nacionais e nunca falou mal do Brasil no exterior", referindo-se às menções em demais publicações que a entidade desmente.
Segue, abaixo, a mensagem do jornalista Germano Oliveira, de O Globo, e a resposta do Instituto Lula:
conforme falamos, a Planner , que repassou R$ 3,2 milhões para a OAS tendo o prédio Solaris, no Guarujá, como garantia (hipoteca), recebeu R$ 3,7 milhões da GFD, empresa do doleiro Alberto Youssef. São duas empresas Planner, do mesmo sócio: a que recebe dinheiro da GFD é a Planner Corretora, a que teve a hipoteca do Solaris é a Planner Trustee. São empresas que funcionam no mesmo endereço. O ex-presidente Lula sabia que as obras do Solaris, onde ele tem apartamento, podem ter sido financiadas por dinheiro do Youssef?
Estamos fechando esta matéria hoje mesmo, 19h30.
aguardo !
abs
Resposta: