Parlamentares rebatem declarações de FHC: "Hipócrita e arrogante"

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), rebateu as declarações do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso que seguriu a renúncia ou admissão do que ele considera como "erros" da presidenta Dilma Rousseff.

Humberto Costa líder do PT na Cãmara

Para o senador, se Fernando Henrique acredita que todo presidente que passa por uma crise deve renunciar ao cargo, ele deveria ter tomado essa atitude quando estava no poder e enfrentou denúncias relativas ao escândalo da compra de votos para a reeleição e às privatizações – além dos índices de baixa popularidade que teve após ser reeleito, em 1998.

“A fala dele revela uma pequenez política”, salientou costa, afirmando que FHC “deveria mostrar uma postura de estadista mas está parecendo mais um chefe de torcida”.

Já o deputado estadual Marcelino Galo (PT-BA) classificou as declarações como "medíocres", "hipócritas" e "carregadas de arrogância".

“O ex-presidente não tem idoneidade para propor a renúncia da presidenta Dilma. Ele foi submisso ao FMI (Fundo Monetário Internacional), com sua política econômica desastrosa quebrou o Brasil três vezes, aumentando significativamente a dívida pública, que em 2001 já equivalia a 54,5% do PIB, permitindo a recessão, aumentando os impostos, perdendo o controle sobre a inflação e os juros que repercutiu diretamente, na época, sobre os preços dos alimentos, do gás e dos combustíveis. Quem não se lembra da cotação do dólar, em setembro de 2002, a R$ 3,76? O desemprego em seu governo cresceu 38% no Brasil e nosso país na era tucana tinha 50 milhões de indigentes”, lembrou Galo.

E acrescentou: "O Estado brasileiro foi desmantelado por uma política de lesa-pátria, com as privatizações criminosas das principais empresas nacionais, estratégicas ao nosso desenvolvimento enquanto Nação, vendidas a preço de banana. Quem não se lembra da série de apagões no sistema elétrico ocorridos no governo FHC e da mesada paga a deputados no Congresso Nacional que garantiu a aprovação da PEC da reeleição, que lhe garantiu a disputa por mais um mandato em 1998? Seu governo sofria com a baixa popularidade e porque ele não renunciou e foi embora do Brasil?".