Entrada franca: Teatro Carlos Câmara inicia nova temporada

Programação especial de abertura da temporada, neste sábado (22/08), às 17h30, conta com apresentação do Maracatu Solar, peça teatral “Avental Todo Sujo de Ovo” e show da banda Renegados.

O Teatro Carlos Câmara (TCC), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, inicia neste sábado, 22/8, às 17h30, temporada com dezenas de espetáculos de artistas e grupos cearenses, nas linguagens música, teatro, dança e atividades infantis, selecionados para compor a programação do equipamento nos meses de agosto deste ano a janeiro de 2016. Localizado à Rua Senador Pompeu, 454, Centro, o Teatro Carlos Câmara abriga regularmente shows, peças teatrais, espetáculos de dança, atividades integradas e outras linguagens, sempre com entrada franca, contribuindo para democratizar o acesso à arte e à cultura e para abrir novos espaços de visibilidade para nossos artistas, em consonância com a política cultural do Estado do Ceará.

O lançamento da nova temporada de espetáculos do Teatro Carlos Câmara, com a nova temporada de espetáculos, acontece às 17h30 deste sábado, com uma programação especial, também com entrada franca. O Maracatu Solar e o cantor e compositor Pingo de Fortaleza serão os primeiros a se apresentar, recebendo o público. Fundado em 2006, o grupo conta com o multiartista Descartes Gadelha como responsável por sua concepção rítmica e estética e arregimenta centenas de brincantes, unindo tradição e inovação.

Às 18h45 acontece cerimonial de abertura da programação, com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, do diretor do Teatro Carlos Câmara, ator, dramaturgo e produtor cultural Fernando Piancó, e do ator, diretor e produtor cultural Sidney Malveira, diretor do Grupo Teatro Novo, vencedor da chamada pública promovida pela Secult para definição da entidade responsável pela produção e execução da programação do TCC.

Às 19h o público assistirá ao espetáculo “Avental Todo Sujo de Ovo”, do Grupo Ninho de Teatro. A peça aborda a relação familiar, com seus sentimentos, limitações e suas in/verdades, e convida os espectadores a visitarem a casa de Alzira e Antero, casal que há 19 anos, junto à comadre Noélia, vive a angustiante espera do filho Moacir. O texto é de Marcos Barbosa e a direção, de Jânio Tavares.

Às 20h, pra fechar a noite, tem música com a banda Renagados, veterana formação da cena roqueira cearense, apresentando o show “Sertão da Alma”, unindo influências de blues, jazz fusion, world music, música brasileira e nordestina. Com Marcelo Renegado (guitarra e voz), Ricardo Pinheiro (bateria e voz) e Romualdo Filho (contrabaixo).

Domingo com programação infantil

A temporada de atrações já continua neste domingo, 23/8, às 10h, com programação infantil. A peça “O Mágico de Oz”, inspirada no clássico de L. Frank Baum, será encenada com direção de de Davidson Caldas e adaptação de Fernão La Roche. A montagem narra as aventuras da pequena Dorothy no fantástico mundo de Oz.

Festival de Teatro Brasileiro terá abertura no TCC.

O Teatro Carlos Câmara volta com toda a força, com diversos espetáculos na programação própria e com outras atrações, como a abertura do 17º Festival de Teatro Brasileiro, na quarta-feira, 26/8, com o espetáculo “Memórias de um Cão”, do Coletivo de Teatro Alfenim, às 19h. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, duas horas antes de início do espetáculo, até que sejam ocupados 250 lugares. Mais informações sobre o festival estão disponíveis no site http://www.17.festivaldoteatrobrasileiro.com.br.

Programação permanente

A programação permanente do Teatro Carlos Câmara, já conhecida do público, continuará com espetáculos de dança às quartas-feiras, shows musicais às quintas-feiras, espetáculos teatrais às sextas e atividades infantis aos domingos. Os sábados serão destinados a outras pautas, também atendendo solicitações de grupos, artistas e entidades.

A estreia da programação musical, na quinta-feira, 27, tem como atração o duo “Casa de Velho”, que une Mateus Henrique Ferreira do Nascimento (concepção cênica e voz) e Plínio César Chaves Câmara. Há pouco menos de um ano, os amigos Mateus e Plínio, unidos pelo anseio de tornar a música parte de suas trajetórias pessoais, fizeram a junção de suas experiências de vida e musicais para compor o cotidiano. Reunindo composições autorais de ambos para trabalhar coletivamente, foi possível conversar sobre as canções. A heterogeneidade dos ritmos fez com que buscassem nas letras elemento(s) em comum. Nessa busca percebeu-se uma reflexão acerca de um tempo condicionando um estar no mundo.

Na sexta-feira, 28/8, tem teatro com o espetáculo “Fiapo”, do Grupo de Formosura, com texto de Ângela Linhares e direção de Graça Freitas. A história da Fiapo é um grito, que é o de milhões de infâncias que necessitam que, também através da Escola, seja possibilitada uma vida diferente das que conhecem hoje. Seria também a história dos sonhos e limites em que se debatem os educadores que lidam no cotidiano de sala de aula com os possíveis da educação.

No domingo, 30/8, as atividades infantis, a partir das 10h da manhã, ficam por conta do espetáculo “A Triste História de Catarina e Billy Macarrão”, da Cia. Epidemia de Bonecos.Uma tragicomédia densa com Teatro de Bonecos, em que é utilizado como fundamento cênico o Teatro de Mamulengo, que traz a espirituosidade como principal característica de expressão.

Espetáculos foram selecionados por convocatória

Os espetáculos da nova programação do Teatro Carlos Câmara foram selecionados por convocatória pública, de modo democrático e participativo, em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado. A seleção foi destinada a interessados em apresentar espetáculos de pequeno e médio porte, conforme as características do Teatro Carlos Câmara. A Comissão de Seleção foi formada pelo próprio diretor do teatro, Fernando Piancó, por Sidney Malveira, presidente do Grupo Teatro Novo (ator, diretor e músico) e por Monique Cardoso (atriz, produtora cultural e curadora de festivais de arte e cultura). Cada apresentação contará com cachê de R$ 1.500,00.

Como resultado desse processo, o público poderá conferir, a partir deste sábado, 22/8,dezenas de novos espetáculos, em uma grande mostra da diversidade e da qualidade da cena artística cearense, sempre com entrada franca, em uma programação que será executada em conjunto pela equipe do TCC e pelo grupo Teatro Novo, também selecionado mediante chamada pública. O investimento total do Governo do Estado na programação, por meio da Secretaria da Cultura, é de R$ 316 mil.

“Com essa nova oferta de dezenas de espetáculos de alto valor artístico e cultural, a programação do Teatro Carlos Câmara seguirá destacando os artistas e grupos cearenses, valorizando a produção artística do nosso Estado e oferecendo ao público acesso a apresentações de grande qualidade, sempre com entrada franca, de acordo com a política cultural de nosso Estado”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, ressaltando que, desde o último mês de outubro, mais de 120 apresentações de música, teatro e dança foram realizadas no TCC.

“As atividades no Teatro Carlos Câmara também contribuem para gerar mais um ponto de interesse, fluxo de pessoas e dinâmica cultural no Centro de Fortaleza, somando-se a equipamentos como o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará, o Arquivo Público, o Sobrado Dr. José Lourenço, a Casa de Juvenal Galeno, mantidos pela Secult, e a outros do poder público e da sociedade civil”, acrescenta o secretário.

Recorde de inscrições

A nova convocatória do Teatro Carlos Câmara contou com um recorde de inscrições. Foram mais de 320 propostas apresentadas para a seleção, um aumento de mais de 110% em relação à convocatória anterior, que contou com 150 inscrições. A marca é destacada pelo diretor do Teatro, o ator e dramaturgo Fernando Piancó, como resultado da boa resposta obtida pelo Carlos Câmara ao longo da programação apresentada desde 2014.

“As pessoas passaram a conhecer mais o teatro, a frequentá-lo, incluí-lo no seu roteiro de espaços culturais da cidade, estando mais atentas à programação e sabendo que o teatro voltou a exercer uma das suas principais vocações, que é a de mostrar o que está acontecendo de novidade na nossa produção de música, dança, dramaturgia”, ressalta Piancó.

O gestor também enfatiza como importante novidade o fato de a seleção pública ter contemplado pela primeira vez projetos de espetáculos e atividades infantis, o que permitirá ampliar uma oferta que já vinha sendo desenvolvida no Teatro Carlos Câmara e que agora contará com 20 novos espetáculos/atividades específicos para esse público.

“Além de continuar sendo um palco de lançamento de novos nomes e de exibição de artistas já reconhecidos na cena cearense na música, no teatro e na dança, o Teatro Carlos Câmara terá reforçada a partir de agora a sua programação infantil. É uma novidade importante tanto para a preocupação com os direitos culturais já na infância e se somando a outros espaços na cidade que já têm essa oferta, quanto para atrair ao Teatro mais pais, tios, parentes, amigos, que também poderão frequentar o Carlos Câmara nos programas dedicados às outras linguagens artísticas”, relaciona Fernando Piancó.

Serviço

Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro), equipamento da Secult. Lançamento da nova temporada de espetáculos. Neste sábado, 22/8, a partir das 17h30, com apresentação do Maracatu Solar e do cantor e compositor Pingo de Fortaleza. Às 18h45, cerimonial de abertura da programação. Às 19h, espetáculo teatral “Avental Todo Sujo de Ovo”, do Grupo Ninho de Teatro. Às 20h, show da banda Renagados. Domingo, 23/8, às 10h, programação infantil: peça “O Mágico de Oz”. Entrada franca em todas as atividades

Fonte: Secult