Líder japonês se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, viajará a Pequim para reunir-se com o presidente chinês, Xi Jinping, no dia 3 de setembro, segundo informações do jornal Mainichi.

Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe

Segundo acrescentaram, Abe não assistirá à cerimônia que as autoridades chinesas organizarão nesse mesmo dia pela manhã em comemoração pelo fim da Segunda Guerra Mundial e da ocupação japonesa.

Durante a entrevista, ambos os dignitários conversarão sobre a crescente tensão no mar da China Meridional. Xi Jinping abriu as portas do país ao mandatário japonês depois do discurso de Abe pelos 70 anos do fim da guerra.

Em sua colocação, o líder japonês manteve o tom tradicional de desculpas e arrependimento pelos crimes cometidos antes e durante a última guerra mundial nos países sob a égide do Império.

Não obstante, a chancelaria chinesa qualificou de "aguadas" e "desonestas" tais palavras em um primeiro momento.

As relações entre as duas potências chegaram a um ponto baixo neste ano devido às disputas territoriais que mantêm em torno das ilhas Senkaku/Diaoyu, bem como pelas diferenças na percepção dos atos cometidos pelo Japão imperial durante a primeira metade do século 20.

Entre os líderes mundiais que assintirão à parada militar do dia 3 de setembro estão o mandatário russo, Vladimir Putin, e, possivelmente, a presidenta sul-coreana, Park Geun-hye. Moscou e Seul também mantêm diferenças históricas e territoriais com Tóquio.