China e Rússia começam exercícios navais no Mar do Japão

O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional chinês, Yang Yujun, afirmou nesta quinta-feira (20) que a China e a Rússia começaram os exercícios navais “Conjunto Marítimo-2015 (II)” nas águas do Golfo de Pedro, o Grande, zonas costeiras do ângulo Kelieerka e o espaço marítimo e aéreo do Mar do Japão, e que os exercícios vão durar até a sexta-feira da próxima semana (28).

Exercícios navais China e Rússia

De acordo com Yang, os exercícios visam fortalecer a parceria de colaboração estratégica entre a China e a Rússia, aprofundar as cooperações pragmáticas entre os militares de ambos os países, elevar o nível de organização e comando das ações conjuntas de defesa das linhas de transporte marítimo e de desembarque, além de reforçar a capacidade de enfrentamento conjunto das ameaças à segurança marítima.

Durante as manobras, as marinhas dos dois países vão praticar a defesa conjunta antiaérea, combate conjunto antissubmarino e anti-naval e desembarque conjunto, além de abertura de navios ao público e realização de atividades culturais e esportivos.

Desde 2005, a China e Rússia têm realizado diversas manobras militares conjuntas, que já se tornaram um projeto regular e institucional de intercâmbio militar bilateral.