Ministérios da Cultura e Educação vão universalizar a arte nas escolas

Os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) irão desenvolver um novo acordo de cooperação. Nessa quinta-feira (20), os ministros Juca Ferreira e Renato Janine assinaram portaria interministerial que institui um Grupo de Trabalho específico para a tarefa. O último acordo celebrado entre os dois ministérios havia sido em 2011.

Ministros Juca Ferreira e Renato Janine - MinC

Formado por 10 integrantes, cinco de cada ministério, o grupo terá 90 dias para discutir a ampliação e o aprofundamento de projetos comuns, como o Mais Cultura nas Escolas e o Mais Cultura nas Universidades.

Também caberá ao GT definir soluções para qualificar a infraestrutura cultural e estimular a política de compras públicas, com aquisição de acervos de livros de arte e mídias diversas (discografia, filmografia, entre outros) para professores e estudantes de todas as escolas públicas.

Outra responsabilidade do grupo será encontrar alternativas para ampliar o acesso ao livro e à leitura na escola e na comunidade e universalizar a presença da Cultura e das Artes nas instituições de ensino básico, superior e técnico-profissionalizante.

Parceria produtiva

A solenidade de assinatura da portaria aconteceria no Encontro de Cultura e Artes no Currículo, promovido pelo MinC nestas quinta (20) e sexta-feira (21), em Brasília. Convocados para uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff, os ministros acabaram oficializando a parceria no Palácio do Planalto.

Juca Ferreira havia, inclusive, preparado um discurso para celebrar o acordo de cooperação diante de educadores, artistas, gestores e professores. A mensagem foi lida pelo secretário-executivo da pasta, João Brant.

Nas palavras do ministro da Cultura, os pensamentos do colega Renato Janine sobre a dimensão transformadora e central da cultura para formação de povo e para o futuro do país é algo que os aproxima há muito tempo. "É a nossa comunhão de ideias que cria um ambiente de aproximação sem precedente entre a educação e a cultura que agora colocamos em prática", destacou Juca Ferreira em seu discurso. "Isso acontece porque sabemos que a cultura qualifica e dá sentido à experiência humana", completou.

Segundo Juca Ferreira, é tarefa dele e de Janine levar para dentro da escola os modos de aprendizado interativo e as novas organizações não hierárquicas que estudantes buscam justamente fora dos muros das instituições de educação. "Permitindo que escolham seus próprios desafios e fornecendo-lhes os meios de enfrentá-los", afirmou.

Mão dupla

O secretário-executivo do MinC, João Brant, reforçou a disposição do Ministério para fortalecer a educação sob novos conceitos e procedimentos. "Estamos falando na capacidade de atuar culturalizando a educação em práticas que tenham condições de ser replicadas em território nacional", disse. Ele citou os programas Mais Cultura nas Escolas e Mais Cultura nas Universidades como experiências bem-sucedidas da presença do tema no ambiente escolar.

Brant também mencionou o papel fundamental exercido pelas Praças CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados). "Não falamos apenas das horas específicas voltadas à cultura na escola, mas como todo o currículo e todas as bases curriculares nacionais podem ser aeradas com práticas culturais", destacou.