Movimentos sociais marcham em defesa da Democracia 

Movimentos sociais saem às ruas do Brasil para defender a Democracia e dos Direitos Sociais

Prezados/as camaradas,

Em plena quinta-feira de trabalho, o dia 20 em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais, Contra o Golpe, materializou-se em manifestações públicas expressivas, representativas e unitárias das forças democráticas, progressistas e populares.

Sem a divulgação da grande mídia, enfrentando os percalços da crise política e econômica, se apoiando em suas próprias forças, Centrais Sindicais com seus sindicatos e federações, as entidades estudantis e movimentos juvenis, as organizações populares, de mulheres, de negros e LGBT, e partidos de esquerda (PT, PCdoB e PSOL) demonstraram sua capacidade de reação e potencial de defesa de um Brasil soberano, democrático e desenvolvido, com justiça social.

As vozes uníssonas em todo o país contrárias ao Golpe apontaram o rumo do desenvolvimento como solução à crise do capitalismo. Repudiaram o ajuste fiscal e a retiradas de direitos sociais. Condenaram a redução da maioridade penal, a precarização do trabalho, a criminalização dos movimentos sociais. Defenderam o emprego e a renda, a indústria e os programas sociais, a saúde e a educação.

Cada militante na rua vale por mil "coxinhas". Seremos gigantes em defesa do Brasil.

O Pará somou nessa vitoriosa jornada. Centenas de militantes foram às ruas defender a Democracia e repudiar o tratamento dado pelos tucanos à saúde pública no Estado e em Belém. O ponto alto foi o grau de unidade de um leque de forças que afinou no discurso e na contundência. O abraço ao Pronto Socorro Mário Pinotti vai além da simbologia pretendida.

O PCdoB e sua militância estão de parabéns. De forma dirigida e organizada contribuíram com suas presenças e combatividade na linha política do Ato, com suas bandeiras e camisas. Através do mandato da vereadora Sandra Batista, da CTB e sindicatos, da UNE, da UJS, da UBM, da UNEGRO, do movimento comunitário manifestaram suas opiniões, participaram do comando, puxaram palavra de ordem. Construíram desde o início a realização do dia 20.

Poderemos avançar mais nas ações políticas. Temos potencial. No entanto, o fortalecimento do Fórum de Movimentos Sociais do PCdoB é determinante para um maior protagonismo no movimento de massas.

Saudações Socialistas

Érico de Albuquerque Leal
Secretário Sindical – PCdoB/Pará