Reino Unido e Irã retomam relações e reabrem embaixadas

O Reino Unido e o Irã restabeleceram, neste domingo (23/08), as relações diplomáticas com a reabertura das embaixadas em Teerã e em Londres, fechadas desde 2011, quando um grupo de estudantes atacou a embaixada britânica. O ato representa o exemplo mais simbólico da reaproximação entre a República Islâmica e a Europa.

Irã

A representação diplomática em Teerã foi reaberta pelo ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, que chegou ao país acompanhado por uma grande delegação de diplomatas e empresários. A viagem tem como objetivo restabelecer totalmente os laços políticos, econômicos e comerciais entre os dois países.

Em seu Twitter, o ministro classificou a reabertura da embaixada como "um momento histórico" nas relações bilaterais entre os países. Ele disse também que "a reabertura da nossa Embaixada é um passo fundamental para melhorar as relações bilaterais. Antes de tudo, queremos garantir que o acordo nuclear seja um sucesso, inclusive encorajando o comércio e os investimentos", declarou Hammond, que é o primeiro chanceler do Reino Unido a visitar o Irã desde 2003.

A retomada das relações ocorre após o acordo firmada entre o Irã e o Grupo 5+1 (Reino Unido, França, Rússia, China, Estados Unidos, mais Alemanha) sobre o programa nuclear da República Islâmica.

O ministro britânico também afirmou que, a partir de agora, Irã e Reino Unido poderão discutir os "desafios" que ambos os países enfrentam: o terrorismo, a estabilidade regional, o avanço do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, a imigração e o combate às drogas.

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, por sua vez, afirmou que a reabertura da embaixada responde às políticas de Teerã, orientadas para "melhorar os laços com o mundo", além do fato de os países "terem se dado conta do papel construtivo do Irã na região".