Abbas renuncia à direção da OLP e novas eleições serão realizadas

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas renunciou, neste sábado (22) à liderança do Comitê Executivo da OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Com a ação, deverá ser realizada uma nova eleição no prazo de um mês.

Mahmoud Abbas na Assembleia Geral da ONU - ONU

Além de Abbas, mais da metade dos 18 membros da cúpula do CNP (Conselho Nacional Palestino) também renunciaram.

A renúncia não impacta nas funções de Abbas como presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), que governa a Cisjordânia e também permanece como líder do Fatah.

De acordo com a imprensa israelense, que desde quarta-feira (19/08) considera a hipótese de renúncia de Abbas, o ato se deve ao crescimento da divisão do comitê e o descontentamento com a política do líder.

O governo de unidade da Palestina, formado por Fatah e Hamas em junho de 2014, foi oficialmente dissolvido em meados de junho deste ano quando Abbas, pediu ao primeiro-ministro Rami Hamdallah a formação de um novo Executivo.

À época, Abbas afirmou que a dissolução do gabinete do Fatah — movimento político que, antes da coalizão, controlava apenas os territórios palestinos da Cisjordânia — seria realizada, pois o Hamas não o permitiu operar na Faixa de Gaza, onde tem o controle.

Assim, o objetivo é que o Conselho Revolucionário do Fatah faça um novo governo de unidade, com diversas facções palestinas, ao invés de continuar com os esforços para reformar o atual gabinete.