Rodrigo Janot é sabatinado pelos senadores da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza nesta quarta-feira (26) a sabatina com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para ser reconduzido ao cargo de chefe do Ministério Público.

Rodrigo Janot procurador-Geral da República - Agência Senado

Ao fazer sua apresentação inicial, Janot afirmou que sua tentativa de ser reconduzido ao cargo por mais dois anos não tem como objetivo a "satisfação de seu ego" ou a "sofreguidão do poder". Ele reafirmou o seu compromisso com o “combate sem trégua à corrupção”, citando o ditado popular “Pau que dá em Chico, dá em Francisco” para destacar a importância da isonomia no tratamento entre “ricos e pobres”.

"A minha motivação para tentar a recondução ao cargo não se presta à satisfação do ego ou à sofreguidão do poder. Não é isso que me move. Me move a firme vontade de continuar a servir à minha nação. Vvenho aqui após ter tido o reconhecimento de 799 colegas do MPF e de ter sido indicado pela presidente da República", declarou Janot.Esta é a segunda vez que Janot é sabatinado pelo Senado. Há dois anos, em agosto de 2013, o procurador foi sabatinado pela comissão e, após a sua eleição para compor a lista tríplice, feita por procurados por meio de voto direito, foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para a sua recondução no cargo.

O procurador-geral comanda no Ministério Público as investigações de políticos com foro privilegiado na Operação Lava Jato, o que deve dar o tom da sabatina desta quarta. Dez dos 13 senadores investigados compõem a comissão responsável por sabatinar Janot.

A expectativa dos senadores é que a sabatina será “exaustiva”, por conta das denúncias apresentadas contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL).

O relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou parecer favorável à recondução, porém o senador Fernando Collor (PTB-AL) ofereceu um relatório adicional, no qual acusa Janot de seletividade e inércia; abuso de poder e indução; autopromoção; desperdício de dinheiro público e improbidade administrativa.

"É possível que ela seja longa em função do momento nervoso que nós estamos vivendo de complexidade ímpar e, como a participação é relevante, do procurador-geral da República, então é natural que a sabatina se estenda e nós teremos certamente um bom momento do Senado Federal. O procurador tem preparo, tem experiência para responder todas as questões e nós temos o dever de fazer as questões mais relevantes para o país", disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Após, a sabatina, a indicação de Janot será votada na CCJ e, depois, no plenário do Senado. O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou em entrevista na semana passada, que pretende colocar a recondução do procurador-geral em votação no Plenário ainda nesta quarta (26). São necessários no mínimo 41 votos em Plenário para a aprovação definitiva da recondução de Janot ao cargo.

A sabatina de Rodrigo Janot será transmitida ao vivo pelo canal da TV Senado.