Sejus e faculdades buscam arrecadar livros para bibliotecas prisionais

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) está firmando parceria com as faculdades de Fortaleza para receber doação de livros que irão ampliar o acervo das bibliotecas das unidades prisionais. O projeto é executado pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) já conta com a adesão de duas faculdades: Faculdade Cearense (FAC) e Faculdades Nordeste (Fanor).

A ideia do projeto é promover uma semana de doação por semestre para arrecadar livros destinados às unidades prisionais. O foco são os novos alunos que podem doar os livros utilizados na preparação para o vestibular. "É uma ação para consolidar a leitura como instrumento de ressocialização dos internos, ampliando e reforçando o acervo das bibliotecas dentro das unidades", pontua a coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha.

Os livros do acervo de cada biblioteca poderão entrar na lista do projeto Livro Aberto, que possibilita a remição da pena pela leitura. A cada mês, os apenados podem ler um livro e remir até quatro dias de suas penas. A Cispe mantém uma campanha permanente de arrecadação de livros. Informações: 3101-7725

Fonte: Assessoria da Sejus