MDA se reúne com Banco Mundial para fortalecer agricultura familiar

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, e sua equipe, com o objetivo de estreitar relações a fim de tornar cada vez mais eficiente a implantação e o acesso das políticas públicas à população rural.

Patrus e Martin - MDA

Entre os principais pontos abordados na reunião estão apoio ao cooperativismo e à agroecologia, pesquisa, agregação de valor, políticas para o semiárido, territórios da cidadania, educação no campo, assistência técnica e gestão pública.

“Temos uma série de prioridades e esperamos poder trabalhar juntos em estratégias para alcançar esses objetivos. Estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização da função social da propriedade, no qual esperamos assentar todas as famílias acampadas no país, e desenvolver a agricultura familiar. Acredito que trabalhando juntos, podemos maximizar os resultados”, pontuou o ministro.

O diretor do Banco Mundial, por sua vez, disse que os planos apresentados pelo ministério vão ao encontro dos objetivos do Banco que, segundo ele, está terminando um diagnóstico sobre o Brasil onde se percebeu que o setor agrário tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do país. “Acredito que convergimos na mesma direção”, disse Martin.

O Governo Federal e o Banco Mundial já desenvolvem alguns projetos em parceria, inclusive com o MDA, ligados ao desenvolvimento rural. Entre eles estão o auxílio na implantação do crédito fundiário, estudo para governança da terra e análise de risco na agricultura.