Governo busca empoderar agricultores familiares e povos tradicionais

O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem se aproximado cada vez mais dos povos tradicionais e agricultores familiares nos últimos tempos. Nesta terça-feira (15), o ministro Patrus Ananias se reuniu com membros e lideranças do colegiado territorial no Espírito Santo para apurar as demandas da região, em cumprimento do projeto Territórios em Foco que busca atender as necessidades das famílias assentadas pela reforma agrária.

Patrus no Espírito Santo - Albino Oliveira/MDA

Durante a reunião dos colegiados, as lideranças falaram sobre a importância dos Territórios no desenvolvimento das políticas públicas no estado e apresentaram algumas demandas, como políticas de fomento à agroecologia, reconhecimento e demarcação de terras quilombolas e agilidade na regularização fundiária.

Aos presentes, o ministro destacou a importância dos territórios para o desenvolvimento do país. “Estou cada vez mais convencido de que o Brasil que nós queremos e estamos trabalhando para construir – um Brasil justo, solidário, soberano, economicamente forte e socialmente justo e saudável do ponto de vista ambiental – passa pela questão dos territórios”

Para Sônia Lucia de Oliveira, coordenadora do colegiado territorial do Norte do Espírito Santo, a visita do ministro é prova de que as questões agrárias estão sendo tratadas com maior prioridade pelo governo. “Com a participação de todos, temos mais chance de conquistar nossos objetivos. Já alcançamos muitos, inclusive. Estamos aqui porque reconhecemos que temos desafios pela frente, como a sucessão rural”.

Território Norte

O Território da Cidadania Norte, localizado na região norte do estado do Espírito Santo, tem quase 269 mil habitantes, 127 mil vivendo em áreas rurais. São mais de 16,8 mil empreendimentos da agricultura familiar e 69 projetos de reforma agrária – que assentam cerca de sete mil famílias.