Vietnã reafirma política exterior de paz e cooperação 

O Vietnã continuará desenvolvendo uma política exterior de paz, cooperação e multilateralismo, reafirmou, nesta quarta-feira (2), o presidente Truong Tan Sang na cerimônia pelos 70 anos da proclamação da independência desta nação.

Vietnã

O presidente sublinhou que para isso o país se guiará pelo princípio de que "Vietnã é um amigo, um sócio confiável e um membro responsável da comunidade internacional".

Ao ampliar nesse sentido, chamou a melhorar constantemente a eficiência da política exterior para elevar a posição no cenário regional e mundial e assim contribuir para manter a paz, estabilidade e desenvolvimento.

Em seu discurso por esta efeméride, associada à Revolução de Agosto de 1945, Sang referiu-se ao realizado nas últimas sete décadas e destacou que as conquistas nesse período são reconhecidas pelos povos do mundo. Também as qualificou de bem muito valioso para o país em seu processo de modernização e integração global.

Ele mencionou, entre os avanços dos últimos 30 anos, desde a aplicação da política de renovação (Do Moi), o fato de que hoje Vietnã é uma nação de rendimento médio, com uma firme estabilidade socioeconômica e a independência, soberania, reunificação e integridade territorial garantidas.

O presidente vietnamita chamou a continuar fortalecendo o patriotismo e a unidade para aproveitar ao máximo as oportunidades e superar as dificuldades, com vistas a impulsionar o desenvolvimento nacional.

Sang evocou em várias ocasiões a luta e pensamento do Presidente Ho Chi Minh, Pai da Pátria, e a quem a nação honrou hoje com esta cerimônia em seu mausoléu e outras atividades realizadas em semanas recentes. Este discurso precedeu um desfile no qual participaram membros das forças armadas, veteranos de guerra, trabalhadores e representantes das minorias étnicas, entre outros.