Postes do Crato recebem poesias

Uma iniciativa simples está transformando a comunidade do Gesso em um território da poesia. Desde maio deste ano, o Coletivo Camaradas vem realizando uma intervenção urbana nos postes da Comunidade que consiste em colar poesias de cerca de 50 poetas do Cariri.

A ação acontece normalmente no último domingo de cada mês, mas a ação também está sendo realizada em parceria com escolas, dentre elas a Escola Teodorico Teles de Quental, com a participação de 30 alunos.

Além dos postes, a poesia ganha o mundo virtual. As poesias são fotografadas e postadas na página no Facebook “Poste Poesia”. A iniciativa visa ser replicada por outros grupos, como já aconteceu no bairro Gisélia Pinheiro (Comunidade da Batateira), em que o Coletivo Ensaio Aberto organizou a intervenção. Em Iguatu, a Cia Ortaet também já está realizando ações semelhantes.

O Coletivo Camaradas, para fazer a ação, criou um banco de dados de poetas em que consta contatos e poesias, que são disponibilizados para outros coletivos, escolas, instituições culturais e pesquisadores.

Além disso, uma vez por mês, é realizada uma roda de poesia no bar do Seu Pantuca, na Comunidade do Gesso, que reuni poetas, professores, integrantes da Academia dos Cordelistas do Crato, integrantes de coletivos e a comunidade. Um dos destaques da roda é a participação das crianças, que também colaboram com o “Poste Poesia”.

De acordo com a coordenadora do “Poste Poesia”, a historiadora Marta Regina, a ação visa contribuir para uma cultura leitora na Comunidade. Ela destaca também que é uma forma de aproximar a poesia e os poetas para junto do povo.

Fonte: Blog do Alexandre Lucas