Os Irredentos – Uma ode a luta do povo brasileiro 

Estreia o documentário “Os Irredentos”, que nasceu dos anseios de recuperar as histórias de alguns lutadores do povo brasileiro. Pessoas que dedicaram suas vidas à luta, construindo alternativas em momentos históricos do Brasil e da América Latina, como frente à ditadura civil-militar, e que até hoje dedicam suas forças e sabedoria para construção de um outro mundo, mais justo e mais humano. 

Os Irredentos - Uma ode a luta do povo brasileiro

O filme debate a importância da memória da luta dos resistentes à ditadura, através da história de vida desses irredentos, por meio do trabalho de um grupo de jovens cineastas e militantes do Levante Popular da Juventude.

Para Laís Melo, do Levante, “é fundamental para gente mostrar que essas histórias existem e inspiram a juventude ainda hoje e que, mais que isso, dão força e sentido para a gente continuar lutando”.

Os produtores Paulo Gomes Neto (ex-preso político, militante da Ação Libertadora Nacional – ALN) e Geraldo Sardinha (ex-preso político, militante do PCBR, PCdoB e Movimiento de Liberación Nacional-Tupamaros – MLN), fazem o convite carregado de emoção e espírito de luta:

“Aos companheiros e companheiras, aos irredutíveis, aos movimentos populares, a quem acredita no Hombre Nuevo, aos que escutaram o chamado da Serra Maestra, das montanhas da Bolívia, das selvas Nicaraguenses e Salvadorenhas e das montanhas de Chiapas… Convidamos nossos companheiros para o lançamento e estreia mundial do documentário Os Irredentos e posterior entrevista de seus protagonistas que se comprometeram na mudança da historia e que ainda perduram e estão vivos, trabalhando e construindo o mundo melhor”.

Repleto de assuntos e personagens, "Os Irredentos" é um instrumento eficaz para olhar o presente, sem tirar os olhos do passado e assim projetar o futuro. O projeto pretende ser uma mensagem de esperança e uma ode à luta do povo.

O documentário é uma produção de Paulo Gomes Neto e Geraldo Sardinha em parceria com a Gesto de Cinema Produções e o Levante Popular da Juventude e a apoio do Instituto Rede Democrática (IRD), Sindicato do Petroleiros (Sindipetro-RJ), Jornal O Saquá, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Memorial da Resistência de São Paulo e Núcleo da Memória Política.

Serviço:

O lançamento nacional seguido de debate, em São Paulo, será nesta sábado (5), das 14h às 17h30 no Memorial da Resistência de São Paulo: Auditório Vitae– 5º andar, Largo General Osório, 66 – Estação
da Luz;

No Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (11) às 17h na OAB-RJ: Av. Marechal Câmara, 150/4º andar – Rio de Janeiro, Plenário Carlos Maurício.

As atividades serão gratuitas e não é necessário se inscrever.