Petrobras apoia apresentações no país de 83 espetáculos teatrais 

Oitenta e três espetáculos teatrais foram selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PDCC) para circulação em todo o país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, durante evento na sede da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, cujo programa tem a parceria do Ministério da Cultura. 

Petrobras apoia apresentações no país de 83 espetáculos teatrais - Petrobras

Os 67 projetos selecionados na categoria adulto e os 16 na categoria infantojuvenil receberão R$ 15 milhões para o biênio 2015/2016. Segundo informou a assessoria da BR Distribuidora, as apresentações ocorrerão em 119 municípios, sempre franqueadas ao público ou com preços populares.

O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Carlos Paiva, disse que “o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura insere critérios de mérito artístico-cultural diante de um panorama da rica produção teatral brasileira e resguarda princípios de descentralização dos recursos aplicados, avançando, a cada ano, no equilíbrio regional de seus resultados”.

O caráter inclusivo da edição 2015 do programa foi ressaltado pelo secretário. De acordo com ele, todas as apresentações oferecerão um meio de acessibilidade, como libras (linguagem brasileira de sinais) ou audiodescrição. Além disso, em todas as cidades, haverá encontros com grupos locais, visando proporcionar o intercâmbio de linguagens e práticas cênicas.

"Além de potencializar o intercâmbio artístico, o programa, nesta edição, destaca a necessidade de medidas de acessibilidade, tema ainda periférico nas produções teatrais”, disse Carlos Paiva.

O programa objetiva apoiar projetos teatrais não inéditos que tenham relevância no cenário cultural do país. Nesta edição, foram feitas 635 inscrições de 22 estados, registrando aumento de 42% em relação à seleção anterior.

No período compreendido entre 2009 e 2014, a BR Distribuidora viabilizou a circulação de 160 espetáculos teatrais, totalizando mais de duas mil apresentações em todos os estados. O público beneficiado superou 500 mil pessoas, informou a estatal.